Duas estudantes do quarto ano de Medicina da Universidade do Minho vão, durante seis semanas, para São Tomé e Príncipe numa missão humanitária integrada numa das disciplinas do curso. O Hospital das Neves irá acolher Catarina Oliveira e Sabina Belchior nesta que será a primeira experiência das jovens no estrangeiro enquanto médicas.
“É uma oportunidade incrível de colocar ao serviço de quem necessita os ensinamentos que a nossa formação nos proporciona”, disse Catarina Oliveira sobre aquele que é o seu primeiro grande desafio profissional.
Mais do que apoiar na realização de exames e prescrever medicamentos, as universitárias minhotas assumem como principal missão mostrar que o “amor” é parte integrante da cura.
Além do apoio médico que pretendem prestar, Catarina e Sabina têm estado a recolher no nosso país material hospitalar, roupa, brinquedos e material escolar para que possam levar para o arquipélago de São Tomé e Príncipe.
“Queremos aproveitar para ajudar o maior número de pessoas possível”, sublinhou Sabina Belchior.
As jovens estudantes partirão em junho e para ajudar a financiar este projeto estão a vender canetas personalizadas e a recorrer a uma campanha de crowdfunding. Vários são também os apoios já recolhidos, desde a CM Viana do Castelo e a AAUM, a empresas como a Bramédica, a Utilmédica e a Trifar Ortopédicos.
Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui