Conforme O Minho adiantou por volta das 22 horas, uma hora depois do fecho das urnas, os militantes do PSD concederam, este domingo, um novo mandato a Carlos Morais Vieira na liderança da Comissão Política Distrital de Viana do Castelo. Na corrida, estava também Eduardo Teixeira.
O presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo, Carlos Morais Vieira, foi reeleito com 1.073 votos, contra os 849 alcançados pelo ex-deputado Eduardo Teixeira.
De acordo com os números avançados pela mesa da assembleia distrital, votaram 1.965 militantes e foram validados 1.922 votos.
Com o lema “Por um PSD líder”, Carlos Morais Vieira, que liderou a lista B de candidatura à presidência daquele órgão partidário, a que preside deste janeiro de 2014, venceu com uma diferença de 234 votos.
Em declarações, Carlos Morais Vieira afirmou tratar-se de um resultado “altamente concludente, que reflete um sinal claro de que os militantes deram sobre o projeto que querem ver colocado em prática”.
“Eu sei ganhar e espero que as pessoas que perderam saibam entender estes resultados. É tempo de união e de trabalharmos em conjunto em prol do partido”, sustentou.
A Comissão Política Distrital do PSD foi liderada durante seis anos por Eduardo Teixeira, que por ter atingido o limite de três mandatos consecutivos para aquele órgão não pôde concorrer em 2014.
Carlos Morais Vieira, empresário, demitiu-se em março de 2013 da direção da Comissão Política Concelhia de Viana do Castelo alegando “discordâncias” na estratégia autárquica, depois da homologação da candidatura de Eduardo Teixeira à Câmara, nas autárquicas de setembro desse ano.
Na altura, além da saída da concelhia social-democrata, Carlos Morais Vieira demitiu-se das funções de tesoureiro da distrital, estrutura então liderada por Eduardo Teixeira.
Nas eleições de domingo, a lista A de Eduardo Teixeira, que é também vereador na Câmara de Viana do Castelo e atual presidente da mesa da assembleia distrital, alcançou 44% dos votos, contra os 56% da lista B.
Esta noite, Eduardo Teixeira afirmou ter sido um ato eleitoral “muito participado e com muito civismo” e destacou a vitória “expressiva” da sua lista no concelho de Viana e o “resultado atípico” alcançado pela lista de Carlos Morais Vieira em Arcos de Valdevez.
“Em democracia deve dar-se os parabéns a quem ganha. Temos todos que estar unidos em torno do partido”, disse o líder da candidatura “O Alto Minho em Primeiro”.
Para o novo mandato, Carlos Morais Vieira pretende um “PSD líder no Alto Minho”, apontando às Eleições Autárquicas, onde considera que o partido tem que se “afirmar definitivamente no distrito”.
“Depois de termos resolvido muitos dos problemas e de termos encontrado uma solução para a sede do partido, que permite a poupança de dinheiro que pode agora ser investido na ação política das concelhias, temos daqui para a frente que ser vencedores”, afirmou Carlos Morais Vieira antes desta eleição.
Depois de há dois anos ter ganho as eleições por apenas quatro votos, o presidente da Comissão Política do PSD Alto Minho renova o seu mandato com uma margem mais folgada.
PERFIL:
Nome completo: Carlos Manuel Morais Vieira.
Data de Nascimento: 16 de Outubro 1964
Profissão: Empresário.
Principais Cargos Públicos e Políticos Exercidos:
Presidente da CPD/PSD
Presidente da CPS/ Viana do Castelo
Tesoureiro da CPD/ Viana do Castelo
Membro do Conselho Nacional do PSD
Presidente do GEICE (Rádio Geice)
Vice-Presidente da Associação Juventude de Viana
Membro do Conselho Geral do Sport Clube Vianense
Notícia atualizada às 1h08.
Ative as notificações no canto esquerdo do seu ecrã e receba alertas de notícias de Última Hora.*
* disponível para Google Chrome