O SC Braga empatou hoje, 2-2, contra o AVS, em jogo da terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol.
No Estádio Municipal de Braga, os minhotos adiantaram-se pelo uruguaio Rodrigo Zalazar, aos 23 minutos, de grande penalidade.
Rafael Barbosa, aos 28, e o paraguaio Diego Duarte, aos 34, operaram a reviravolta dos visitantes.
O avançado Fran Navarro fixar a igualdade, aos 87.
A meio dos jogos do play-off de acesso à fase de liga da Liga Europa, o SC Braga cedeu os primeiros pontos no campeonato, estando na quarta posição, com sete pontos, a dois de Sporting, FC Porto e Moreirense, que dividem o topo da classificação, enquanto o AVS alcançou o primeiro ponto na prova e é 14.º.
Carlos Vicens fez quatro alterações em relação ao último ‘onze’ que alinhou na goleada por 4-0 frente ao Lincoln Red Imps, na primeira mão do play-off de acesso à fase de liga da Liga Europa, duas delas forçadas, dadas as lesões de Ricardo Horta e de Niakaté, tendo promovido a titularidade de Paulo Oliveira, Roger, Pau Victor e El Ouazzani.
No AVS, José Mota, que mais uma vez não se sentou no banco por estar castigado – ainda como consequência da expulsão no play-off de permanência da época passada, com o Vizela -, mexeu em três ‘peças’, chamando Diogo Spencer, Rivas e Diego Duarte.
Logo aos 11 minutos, na sequência de uma pressão alta do Sporting de Braga, Pau Victor trabalhou bem, mas o remate rasteiro saiu ligeiramente ao lado.
Aos 19 minutos, Roger tentou, de fora da área, um remate cruzado para defesa segura de Bertelli e, dois minutos depois, fugiu pela direita para ser derrubado por Riva já na área. Na grande penalidade, Zalazar converteu o pontapé, fazendo o seu primeiro golo no campeonato e o quinto da época – leva quatro nas rondas preliminares da Liga Europa.
Contudo, a vantagem bracarense durou pouco porque o AVS chegou ao empate após uma jogada em que a defesa da casa mostrou mau posicionamento: Molina cruzou da direita com muito espaço, Tunde rematou de primeira, encontrando Rafael Barbosa sem marcação no ‘coração’ da área, com o remate do médio – pareceu até falhado – a ser suficiente para enganar Hornicek.
O SC Brega respondeu logo a seguir e ficou perto do golo, com Zalazar, de cabeça, a atirar ao poste após canto cobrado por Lelo da esquerda (32).
Dois minutos depois, os avenses ‘gelaram’ a ‘Pedreira’ com a reviravolta no marcador: após más intervenções de Hornicek e Lagerbielke, Rafael Barbosa assistiu Diego Duarte, que rodou sobre o central sueco e ‘fuzilou’ o guarda-redes checo (34).
Em cima do intervalo, Roger isolou-se, mas já sob pressão, atirou ao lado (45+3).
No segundo tempo, o SC Braga carregou, mas muitas vezes com pouco critério, perante um AVS que desapareceu ofensivamente.
A formação de José Mota não conseguia ter bola e permitia a asfixia bracarense, adivinhando-se o golo do empate, que chegou pelo recém-entrado Fran Navarro, antecipando-se, de cabeça, ao guardião contrário, após grande centro de Lelo da esquerda (87).
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Municipal de Braga, em Braga.
SC Braga – AVS, 2-2.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
1-0, Zalazar, 23 minutos (grande penalidade).
1-1, Rafael Barbosa, 28.
1-2, Diego Duarte, 34.
2-2, Fran Navarro, 87.
Equipas:
– SC Braga: Hornicek, Victor Gómez, Lagerbielke (Sandro Vidigal, 79), Paulo Oliveira, Lelo, Gorby, João Moutinho, Roger (Gabri Martínez, 63), Zalazar, Pau Victor (Fran Navarro, 79) e El Ouazzani (Dorgeles, 63).
(Suplentes: Tiago Sá, Arrey-Mbi, Vítor Carvalho, Moscardo, Diego, Dorgeles, Sandro Vidigal, Gabri Martínez e Fran Navarro).
Treinador: Carlos Vicens.
– AVS: Simão Bertelli, Guillem Molina, Aderllan Santos, Cristian Devenish, Rivas (Kiki Afonso, 88), Diogo Spencer (Tiago Galleto, 72), Jaume Grau, Ángel Algobia, Rafael Barbosa (Pedro Lima, 57), Diego Duarte (Nenê, 88) e Tunde (Guilherme Neiva, 57).
(Suplentes: João Gonçalves, Kiki Afonso, Pedro Lima, Kodisang, Gustavo, Tiago Galleto, Guilherme Neiva, Jordi Escobar e Nené).
Treinador: José Mota (substituído no banco por Jorge Sousa, devido a suspensão).
Árbitro: João Gonçalves (Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Rafael Barbosa (37), Diogo Spencer (72), Tiago Galleto (85), Gorby (90+2) e Paulo Oliveira (90+4).
Assistência: 15.078 espetadores.