O poste Neemias Queta, jogador dos Boston Celtics, conta apenas seis jogos na principal seleção portuguesa de basquetebol, devido às restrições impostas pela NBA, mas vai estar na fase final do Europeu, onde será “uma ajuda muito importante”.
Segundo o selecionador luso, Mário Gomes, a presença na formação das ‘quinas’ do primeiro, e até agora único, jogador português a chegar à NBA tem um grande impacto.
“O impacto imediato dele, mal chega, é logo na defesa, mas, com o tempo e com a integração, vai ter um impacto importante no ataque. Aliás, no jogo que nós ganhámos com a Espanha [76-74, em 05 de agosto], ele fez 17 pontos em 20 minutos. Portanto, basta dizer isso para perceber o impacto que tem”, afirmou à agência Lusa o técnico da formação das ‘quinas’.
Para Mário Gomes, a presença do ‘gigante’ luso de 2,13 metros vai, no entanto, “para além do valor individual” do jogador, pois é alguém que “sempre fez parte” do grupo, que “tem uma excelente relação com toda a gente”.
“Além de ser o jogador que é, é uma pessoa extraordinária, é muito boa gente, como nós costumamos dizer. E, portanto, a presença dele trás ainda mais motivação à equipa. A equipa acredita ainda mais nela própria e sente uma maior segurança por termos o Neemias connosco”, frisou.
Nos seis jogos que já fez pela seleção das ‘quinas’, Neemias, mesmo limitado em termos de minutos pelos convénios com a NBA, nunca ficou abaixo dos 12 pontos, foi sempre o melhor ressaltador luso e contribuiu decisivamente para cinco triunfos.
Com o poste dos Celtics, a formação lusa só perdeu com a Espanha B (63-64) e num jogo em que teve de sair, por lesão, a 2.12 minutos do fim, numa altura em que Portugal liderava (63-62).
“Em termos de grupo, estamos com alguém que sempre foi muito desejado cá, porque sabemos que ele também sempre desejou muito estar cá”, explicou Mário Gomes.
Neemias será, assim, a grande arma lusa na fase final do Eurobasket2025: “Independentemente de algumas limitações e algumas condicionantes, só temos a ganhar em tê-lo cá. É, obviamente, uma ajuda muito importante”.
No Eurobasket2025, a formação das ‘quinas’ vai defrontar a Sérvia, a coanfitriã Letónia, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se na quarta-feira (27 de agosto), frente aos checos.
Os comandados de Mário Gomes defrontam em seguida os sérvios (29 de agosto), os turcos (30 de agosto), os letões (01 de setembro) e os estónios (03 de setembro), precisando de ficar nos quatro primeiros para seguir para os ‘oitavos’.
A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro.
Artigo de Pedro Belo da Fonseca, da agência Lusa.