A candidatura “Festas de São João de Braga – Património Cultural Imaterial”, apresentada pela autarquia, no âmbito do programa NORTE 2030, foi aprovada, anunciou hoje o município.
Numa nota publicada no seu site, a câmara bracarense explica que “este projeto pretende salvaguardar e valorizar as Festas de São João de Braga, assegurando a sua continuidade e reforçando a sua relevância cultural, artística e turística”.
Aprovada no âmbito do programa NORTE 2030, a candidatura contempla um investimento total de 144.483,18 euros, comparticipado em 80.000,00 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Entre as ações estratégicas que constam desta operação, o Município de Braga destaca três:
- Espetáculo multimédia “O São João é de Braga”, que evidenciará a dualidade religiosa e profana da celebração, cruzando tradição e contemporaneidade;
- Plano de comunicação e storytelling, que inclui a publicação de estudos no âmbito da inscrição das Festas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) e a criação de um site institucional renovado;
- Produção audiovisual, com documentário e filmes de promoção dedicados às Festas, reforçando a sua valorização, salvaguarda e difusão.
“Com esta candidatura, o Município de Braga reafirma o compromisso de preservar e transmitir às gerações futuras uma das manifestações mais emblemáticas do património cultural imaterial da cidade”, reforça a autarquia a terminar.