Ponte de Lima recebe, na sexta-feira e sábado, Festival 900 Anos de Foral, no areal do rio Lima, com Resistência, Gipsy Kings, Bárbara Bandeira e Gabriel, O Pensador. A entrada é livre.
Inserido nas comemorações que assinalam a outorga do foral a Ponte de Lima pela Rainha D. Teresa a 04 de março de 1125, o festival apresenta a 22 de agosto, às 21:30, Resistência. A banda portuguesa, considerada uma das mais emblemáticas formações da música portuguesa, foi fundada na década de 1990, por Pedro Ayres Magalhães, Fernando Cunha, Tim e Miguel Ângelo.

No mesmo dia, às 23:30, vão atuar Gipsy Kings by Diego Baliardo. O grupo que ficou na história com “Bamboléo” e “Djobi, Djoba” regressa a Portugal para atuar em Ponte de Lima. De acordo com a autarquia, promete uma “noite memorável”.
Já no sábado, às 21:30, sobe ao palco Bárbara Bandeira. “Considerada uma das melhores estrelas do Pop português, com uma sensibilidade artística, uma voz e presença carismáticas, promete um espetáculo único e arrebatador”, lê-se na nota de imprensa da Câmara.
Segue-se Gabriel, O Pensador, às 23:30. O artista brasileiro é um “prestigiado rapper, compositor e escritor brasileiro. Com letras inteligentes e uma postura positiva, é hoje uma referência do Rap em Português”.
Este festival é mais uma das muitas iniciativas que “confirmam Ponte de Lima como um destino cultural de referência”. As celebrações que assinalam os 900 Anos do Foral a Ponte de Lima decorrem até 04 de março de 2026.