Braga lança concurso de 17 milhões para autocarros do ‘metrobus’

12 veículos elétricos com 18 metros de comprimento
Braga lança concurso de 17 milhões para autocarros do 'metrobus'
Imagem: CM Braga

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) anunciaram, esta quarta-feira, que já foi lançado o concurso público, pelo preço base de 17 milhões de euros, para a aquisição de 12 autocarros elétricos para o serviço ‘metrobus’ na cidade que deverá entrar em funcionamento em 2026.

O procedimento, enviado para publicação em Diário da República a 04 de agosto, visa a aquisição dos veículos, mas também equipamentos de carregamento, respetivas infraestruturas elétricas e serviços de manutenção para o sistema de mobilidade Braga Metro Bus.

São 12 autocarros articulados, totalmente elétricos e com cerca de 18 metros de comprimento. O concurso inclui a instalação de estações de carregamento e pantógrafos nas estações terminais e no Parque de Material e Oficinas (PMO) para o carregamento noturno e rápido das viaturas.

De acordo com os TUB, o procedimento prevê igualmente a prestação de serviços de manutenção das viaturas durante um período de 15 anos. 

“Este passo representa um avanço significativo no Projeto da Linha Vermelha do BRT, com foco na mobilidade sustentável e na inovação tecnológica”, referem os TUB, em comunicado enviado a O MINHO.

A empresa municipal sublinha que as diversas especificações do concurso resultam da “experiência já existente da empresa nestas temáticas e da consulta preliminar ao mercado para a definição das características-base do sistema, cujo processo contou especialmente com o apoio de uma entidade externa com elevada e comprovada experiência nesta área”.

“A nova frota será equipada com tecnologia de ponta, incluindo um sistema automático de guiamento ótico para garantir um alinhamento preciso nas paragens e nos carregadores. Os requisitos de estética, design exterior e segurança dos veículos são inspirados em sistemas de metro ligeiro, seguindo recomendações internacionais reconhecidas para os padrões de qualidade dos sistemas de BRT, nomeadamente as diretrizes do ITDP (Institute for Transportation and Development Policy), as da UITP (Union Internationale des Transports Publics) Design Guidelines e o projeto europeu EBSF_2 (European Bus System of the Future) que conferem características diferenciadoras do serviço,  e promovem uma imagem de elevada qualidade, fiabilidade, e confiança junto dos utilizadores”, nota.

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠
A implementação da primeira linha de BRT em Braga, conta com o apoio financeiro enquadrado na Componente C21 do REPowerEU do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no montante global de cerca de 75,5 milhões de euros, que correspondente à totalidade do custo do Investimento deste novo sistema de mobilidade da cidade. 

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, garantiu, em julho, que o Braga Metro Bus, o novo sistema de transporte público que começa a funcionar em junho de 2026.

A Linha Vermelha do Braga Metro Bus terá início no Largo da Estação, junto à estação ferroviária, passando pela Rotunda Santos da Cunha, Avenida Imaculada Conceição, rotunda das piscinas e Avenida João Paulo II, terminando no Hospital.

Terá uma extensão de seis quilómetros e 12 estações em cada um dos sentidos da faixa de rodagem. Vai funcionar com 12 viaturas articuladas, cada uma com capacidade para 130 passageiros, e uma frequência de seis minutos.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Carlos vicens garante “zero risco de relaxamento” no play-off da liga europa

Carlos Vicens garante “zero risco de relaxamento” no play-off da Liga Europa

Próximo Artigo
Gharbi fora da convocatória do sc braga para o play-off da liga europa

Gharbi fora da convocatória do SC Braga para o play-off da Liga Europa

Artigos Relacionados