Candidato PSD/CDS acusa PS de “lançar areia para os olhos” dos vimaranenses

Autárquicas 2025
Candidato psd/cds acusa ps de "lançar areia para os olhos" dos vimaranenses
Foto: Juntos Por Guimarães

O candidato do PSD/CDS à Câmara de Guimarães, Ricardo Araújo, acusou hoje o Partido Socialista (PS) de tentar “lançar areia para os olhos e enganar” os vimaranenses como a promessa de construir de mil casas a custos controlados.

“O PS não foi capaz de construir ou comprar uma única casa para os vimaranenses nestes últimos quatro anos de governação da Câmara Municipal de Guimarães, numa altura em que nunca houve tantos milhões disponíveis para o fazer”, sublinhou Ricardo Araújo, candidato da coligação Juntos Por Guimarães ao Município, citado em comunicado enviado às redações.

O líder dos social-democratas de Guimarães considera ainda que o PS é mesmo o “principal responsável por não haver mais oferta de habitação” no concelho.

“O PS é o principal responsável por não termos uma única nova casa pública construída no concelho nestes últimos anos. O PS é o principal responsável por não existir oferta a preços controlados ou para as famílias e jovens vimaranenses mais desfavorecidos. E o candidato do PS, Ricardo Costa, não faz mais que tentar esconder esta realidade na tentativa encapotada de iludir a realidade e os vimaranenses”, considerou Ricardo Araújo.

E acrescentou: “O PS vangloriava-se há 10 anos por ter reduzido em 20% os terrenos para construção no último PDM e agora admiram-se de haver falta de habitação e de os preços serem demasiado elevados? Onde estava Ricardo Costa nessa altura? Era Vereador e co-responsável por essas decisões. O PS e Ricardo Costa são os principais responsáveis pela falta de habitação e pelos preços da habitação no nosso concelho. Somos notícia nacional por Guimarães ser o campeão do aumento das rendas e do preço das casas e os responsáveis socialistas escondem-se e tentam parecer que não é nada com eles”.

Sublinhou ainda que o PS “nem sequer foi capaz ainda de terminar a revisão do PDM que iniciou em 2019”.

“Seis anos não foram suficientes, atrasando o nosso crescimento e desenvolvimento. O candidato do Partido Socialista antes de prometer, devia primeiro pedir desculpa pelo insucesso das políticas socialistas que patrocinou e apoiou nos últimos anos”, disse.

Recordou também que a “preocupação com a habitação tem sido um tema recorrentemente introduzido na agenda política municipal pelo PSD ao longo dos últimos anos, traduzindo a nossa forte preocupação com a adoção de medidas que promovam mais oferta de habitação pública e privada para os vimaranenses”.

Ricardo Araújo acusou o poder municipal socialista de “chumbar todas as nossas propostas e não ter sido capaz de aumentar a oferta de habitação disponível para os diferentes segmentos da população, desde a mais carenciada aos jovens, sem esquecer as famílias da classe média”. 

O candidato da coligação Juntos Por Guimarães, Ricardo Araújo, lembrou que “já há dois anos” apresentaram um “vasto pacote de medidas estruturais para a adoção de uma nova política de habitação em Guimarães capaz de responder com eficácia a este sério e grave problema com que os vimaranenses são diariamente confrontados e para o qual o PS tem sido completamente incapaz de dar qualquer resposta”.

“O PS da Câmara e da Assembleia Municipal chumbou todas as nossas propostas e, agora, o PS do Toural lembra-se que, afinal, tem um ‘plano estruturado’, como se não fosse igualmente responsável pelas más opções e políticas que estão a penalizar e a castigar os vimaranenses”, observou Ricardo Araújo.

O candidato da coligação Juntos Por Guimarães lembra que desde que a Estratégia Local de Habitação foi aprovada, em 2019, não foi adquirida ou construída uma única casa no concelho: “Nunca houve tanto dinheiro disponível no país e em Guimarães para construção de novas e mais ofertas de habitação pública, mas a verdade é que nos últimos quatro anos a Câmara Municipal de Guimarães foi incapaz de comprar ou construir uma única casa, foi absolutamente incapaz de aumentar a oferta pública de habitação no nosso concelho”.

A Câmara de Guimarães é liderada, desde 2013, por Domingos Bragança (PS), que já não se pode recandidatar, por causa da lei de limitação de mandatos.

Atualmente, o executivo integra sete vereadores do PS e quatro da coligação Juntos por Guimarães.

As eleições estão agendadas para 12 de outubro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Criminoso com 'histórico' furtou garrafa em viana e agora pode ser expulso do país

Criminoso com 'histórico' furtou garrafa em Viana e agora pode ser expulso do país

Próximo Artigo
Esposende cancela fogo de artifício em "solidariedade" com bombeiros e populações afetadas

Esposende cancela fogo de artifício em "solidariedade" com bombeiros e populações afetadas

Artigos Relacionados