A coligação Barcelos Mais Futuro (PSD/BTF/CDS) formalizou ontem a candidatura aos órgãos autárquicos para as eleições do próximo dia 12 de outubro, com a entrega das listas no tribunal judicial local, e onde foram apresentados candidatos a 64 das 65 freguesias do concelho.
Em comunicado enviado a O MINHO, a coligação regozija-se com o que diz ser um “feito notável”.
“A apresentação de listas em 64 freguesias do concelho é uma grande demonstração de força e de união da coligação Barcelos Mais Futuro”, assinala Mário Constantino Lopes, atual autarca, a concorrer a um segundo mandato à frente do município.
“Considero que conseguimos agregar a confiança e motivar o esforço e a dedicação à causa pública de cidadãos das freguesias, que se juntam em torno de um projeto estratégico ambicioso para o desenvolvimento deste grande território”, acrescenta, citado num comunicado enviado a O MINHO.

Mário Constantino Lopes destaca, ainda, que, “somando as listas para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal, juntas de freguesia e assembleias de freguesia, são, no total, cerca de 1500 cidadãos que se candidatam pela Coligação Barcelos Mais Futuro, o que ilustra bem a dimensão da convicção no projeto desta candidatura”.
Simultaneamente, “as listas apresentadas demonstram que o empenho, ao longo dos últimos quatro anos, na devolução da credibilidade e da estabilidade ao concelho de Barcelos foi bem-sucedido e deve continuar a ser uma prioridade para a coligação Barcelos Mais Futuro. Temos equipa, temos projeto, temos obra feita e estamos mais unidos do que nunca”, defende o cabeça de lista à Câmara Municipal.
Com 61 juntas de freguesia até este ano, Barcelos foi um dos concelhos que ‘cresceu’ com a desagregação aprovada em janeiro deste ano, e conta agora com 65. No concelho, Barcelos, Vila Boa, Vila Frescainha S. Martinho e Vila Frescainha S. Pedro, e Silveiros e Rio Covo foram as freguesias que deixaram de estar agregadas.
Antes das agregações de 2013, Barcelos era formado por 89 freguesias.
Nas eleições autárquicas de 2021, a coligação que junta PSD, CDS e os independentes Barcelos Terra de Futuro (BTF), reconquistou a Câmara Municipal de Barcelos, após 12 anos de liderança do PS. Obteve 45,39% votos, conquistando seis mandatos, contra 37,16% dos socialistas (cinco mandatos).