Ficam em Esposende e Caminha as casas de luxo, com valor superior a um milhão de euros, mais visitadas no site do portal imobiliário Idealista.
“Apesar de não estarem acessíveis a todos os bolsos, cada vez mais, os utilizadores dedicam parte do seu tempo livre a ver casas de luxo na internet, tornando-se num dos ‘passatempos’ preferidos de muitas pessoas”, aponta Ruben Marques, porta-voz do Idealista.
Assim, aquela plataforma compilou as 10 casas com preços superiores a um milhão de euros que suscitaram maior interesse entre os seus utilizadores este verão, apesar destes imóveis ainda não terem sido vendidos e continuarem disponíveis no mercado.
Vista para o rio
No ‘top 10’ não surge nenhuma casa na região do Minho, mas o Idealista analisou também as casas mais visitadas por cada distrito.
No de Braga, a casa mais visitada é uma moradia independente no centro de Esposende à venda por 2.130.000 euros.
É um T5 com 229 metros quadrados de área bruta e garagem incluída.
Com jardim e piscina, tem “vista sobre a foz do rio e mar totalmente desafogada”, salienta a descrição do imóvel. Está inserida em lote de terreno de 866 m2, tem quatro frentes e foi renovada em 2019.







Quinta do século XVIII
No Alto Minho, a casa mais visitada neste verão no site do Idealista também fica num concelho costeiro, Caminha, e está à venda por 2,3 milhões.
Trata-se de uma “quinta com parte murada, com cinco hectares com variadas infraestruturas arquitetónicas”.












“Tem 15 hectares de mata de pinheiros e eucaliptos e vegetação diversa e uma capela do século XVII”, refere a descrição.
A habitação tem uma área bruta de 500 metros quadrados e 10 quartos.
“A casa principal é de construção supostamente iniciada no século XVIII e concluída no século XIX, segundo uma planta fornecida pelo mestre bracarense Manuel Fernandes da Silva. Terá sido depois remodelada no século XX. É composta por cave, rés-do-chão e 1º andar”, pode ler-se.
A cave conta com garrafeira, sala de jogos, arrecadações e engomadoria.
Entre outros aspetos, “a casa é rodeada por um jardim envolvente para norte e poente, com um desenvolvimento em dois níveis, desenho barroco com pequenos lagos e um chafariz, e encontra-se situada à sombra de uma árvore de grande porte”.
“No interior da parte murada existem vinhas que produzem cerca de 10.000 litros de vinho verde por ano. A quinta dispõe de vários portões de acesso, sendo os principais com arco em pedra e portão de castanho”, conclui a descrição.
A nível nacional, a casa de luxo mais visitada no Idealista é uma mansão na Quinta da Marinha, em Cascais, distrito de Lisboa, avaliada em mais de 10 milhões de euros.