A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou este sábado, via SMS, para o risco extremo de incêndio nas próximas 72 horas, avisando que é proibido o uso de fogo em áreas rurais e florestais.
Além do aviso, a ANEPC deixa ainda um número de telefone e uma hiperligação para a página da Proteção Civil nacional para o caso de dúvidas ou de procura por mais informação.
Como O MINHO noticiou, a ANEPC prepara-se para elevar para o nível máximo de prontidão operacional entre domingo e terça-feira, devido à prevista “complexidade significativa” das condições meteorológicas.
No âmbito da declaração de situação de alerta, prolongada até dia 13, quarta-feira, o nível de prontidão especial mantém-se em três, numa escala de quatro, mas Mário Silvestre adiantou que, face à análise das “condições meteorológicas previstas para os próximos dias”, a ANEPC irá “elevar o estado de prontidão especial” do dispositivo de combate a incêndios “para nível quatro a partir do próximo dia 10”.
O aumento do estado de prontidão para o nível máximo a partir das 00:00 de domingo prolongar-se-á até às 23:59 de dia 12, com vista ao reforço de pré-posicionamento de meios face à previsão de uma “complexidade significativa” das condições meteorológicas nesse período, explicou o comandante nacional da ANEPC.
Com Lusa.