A Câmara de Guimarães vai apresentar ao Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, a primeira fase do projeto de ligação entre Guimarães e a futura estação de Alta Velocidade, com vista a garantir o financiamento do Governo para aquela obra, que poderá chegar aos 200 milhões de euros.
Em comunicado, a autarquia salienta que, nos últimos anos, a ligação de Guimarães à futura linha ferroviária de alta velocidade tem sido tratada, por Domingos Bragança, presidente da Câmara, como “prioridade de mobilidade sustentável”.
Os estudos da primeira fase da ligação, solicitados a José Mendes, especialista em mobilidade e professor catedrático da Universidade do Minho, debruçaram-se sobre o traçado em canal dedicado, e foram já entregues no mês de julho ao Município. Numa primeira fase, está prevista uma ligação em canal dedicado por meio de um sistema Bus Rapid Transit (BRT) – também conhecido como Metrobus.
Em setembro de 2020, foram previstos 200 milhões de euros no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), para cerca de 25km de via dedicada, entre Guimarães e Braga, tendo sido pedido um estudo ao professor José Mendes para essa ligação. As primeiras conclusões são apresentadas em reunião do Executivo Municipal, realizada em novembro de 2022, apontando uma ligação à alta velocidade através da ligação a Braga.
Em março de 2023, é inscrita uma verba de 1 milhão de euros no Orçamento do Fundo Ambiental (Despacho do Governo) para avançar com estudos do projeto de ligação BRT Guimarães–Braga, financiamento que viria a ser formalizado em maio de 2023, com a assinatura de protocolos entre o Ministério do Ambiente, o Fundo Ambiental e os municípios de Guimarães e Braga.
Em abril de 2025, em sessão extraordinária descentralizada do Executivo Municipal, são apresentados publicamente os projetos de mobilidade urbana/regional. O destaque foi o sistema BRT Guimarães–Braga, com 20,5 km de via dedicada e um ramal de 3,5 km até ao AvePark, projetado para transportar mais de 3 milhões de passageiros/ano e ligar diretamente à futura estação ferroviária de alta velocidade. A primeira fase do traçado prevê a ligação da cidade (Alameda Alfredo Pimenta) a Fermentões, Ponte, Caldas das Taipas e AvePark, com várias paragens estrategicamente localizadas, visando serviço de transporte coletivo de passageiros, rápido, fiável e competitivo. A opção por um sistema de BRT elétrico foi considerada como a economicamente mais viável.
Um mês depois, em reunião do Executivo Municipal, Domingos Bragança fez saber que um dos focos do canal dedicado é a mobilidade interna, sublinhando que terá “percursos diretos da cidade à alta velocidade”, sem dispensar paragens intermédias em todas as freguesias para garantir o serviço publico de transporte coletivo de passageiros, descarbonizado, com conforto e fiabilidade, nesta primeira fase à zona norte do concelho.
Em junho de 2025, em conferência de imprensa, Domingos Bragança inclui o Metrobus Guimarães–Braga–Alta Velocidade entre os projetos a concluir ainda neste mandato, salientando que a ligação de Guimarães a Braga-AV, com estações em Fermentões, Ponte, Taipas e AvePark, é fundamental para a nova realidade de mobilidade sustentável, reforçando o compromisso assumido no âmbito da Capital Verde Europeia 2026 para a descarbonização gradual e sustentável da mobilidade urbana.
E foi já na última reunião antes da pausa de verão, realizada esta segunda-feira, que Domingos Bragança anunciou que os estudos da primeira fase do canal dedicado haviam sido concluídos e entregues à Câmara em julho. Informou ainda ter solicitado uma reunião com o Ministro das Infraestruturas para o final de agosto, com vista a cumprir com o acordado com o Ministro das Infraestruturas de, após os projetos concluídos, os submeter à aprovação do Governo para aprovação e financiamento público da obra.
O autarca fez saber que a primeira fase do projeto ligará Guimarães às zonas de Fermentões, Ponte e Taipas, integrando-se posteriormente na rede metropolitana de Braga. Para esta ligação, o investimento necessário poderá chegar a cerca de 200 milhões de euros, um montante acima dos valores inicialmente avançados. Domingos Bragança sublinhou a relevância estratégica desta obra para Guimarães e para a região do Ave, pois cria um canal dedicado de transporte que “garantirá ligação à futura estação ferroviária de alta velocidade”.
Segundo o presidente Domingos Bragança, citada no comunicado, para avançar com esta solução de mobilidade urbana sustentável, o envolvimento governamental com financiamento público integral é determinante, sendo que a Câmara manterá diálogo com todas as entidades para concretizar a ligação de Guimarães à Alta Velocidade.
“Esta é uma oportunidade única e dificilmente repetível e que teve o compromisso assumido do anterior Governo, liderado pelo primeiro ministro António Costa, e tem do atual Governo, liderado pelo primeiro ministro Luís Montenegro, através dos seus ministros das Infraestruturas”, conclui a autarquia.