O advogado Tito Evangelista, de 62 anos, é o cabeça de lista do PS à Câmara de Esposende, nas autárquicas de 12 de outubro, disse hoje fonte do partido à Lusa.
Inicialmente, o PS tinha indicado a candidatura de Pedro Durães Leite, mas este acabaria por abandonar a corrida, na sequência dos resultados das legislativas de 18 de maio, em que o partido “perdeu a confiança” de 925 eleitores em Esposende passando de segunda para terceira força no concelho, atrás da AD e do Chega.
A escolha do PS é, agora, Tito Evangelista, que já anunciou que duas das suas prioridades serão alargamento do saneamento a todo o concelho e a construção de 300 casas a custos controlados.
Baixar a fatura da água e reformular todo o sistema de taxas e tarifas municipais para os munícipes são outras das propostas de Tito Evangelista, que se propõe ainda criar a Polícia Municipal, implementar uma rede de transportes públicos nas freguesias e concretizar o arranjo da barra do concelho.
Caso seja eleito, o candidato do PS propõe-se ainda fazer uma “auditoria independente” aos serviços municipais, que já abrange cerca de mil pessoas.
Nas autárquicas de 2021, o PSD ganhou a Câmara de Esposende, conseguindo seis lugares para o executivo, contra um do PS.
O vereador eleito do PS, Luís Peixoto, assumiu, entretanto, o estatuto de independente.
Em setembro, o presidente eleito, Benjamim Pereira, deixou o executivo para passar a liderar o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
A presidência da Câmara de Esposende foi então assumida por Guilherme Emílio, que será agora o candidato do PSD.
Também já foi anunciada a candidatura de Carlos Silva, que neste mandato chegou a ser o presidente da Assembleia Municipal, eleito pelo PSD, mas que desta vez vai avançar como independente.
O Chega apresentará como cabeça de lista Hélder Tenente.