Desde 28 de julho e até 05 de setembro, um grupo de jovens entre os 16 e os 30 anos está a dinamizar uma ação de voluntariado ambiental nas praias fluviais do concelho de Braga, no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com a Câmara.
Em comunicado, a autarquia explica que, de entre as várias tarefas desenvolvidas, os voluntários prestam apoio direto aos banhistas, realizam operações de limpeza e manutenção das zonas balneares e monitorizam o cumprimento dos critérios exigidos pela Bandeira Azul – distinção que garante a qualidade ambiental de espaços como a praia fluvial de Adaúfe. Para além disso, promovem junto dos visitantes ações de sensibilização sobre o controlo de espécies invasoras e a importância da preservação da natureza.
Segundo Altino Bessa, vereador do Ambiente, “ao envolver os jovens na dinâmica comunitária e sensibilizar a população para o cuidado com as praias fluviais”, a autarquia contribui “para uma cidadania ativa e sustentável”.
O programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” mantém-se aberto à participação de jovens até aos 30 anos que queiram contribuir para a defesa do meio ambiente.
Para a Câmara, “esta ação demonstra, uma vez mais, que os jovens podem ser agentes de mudança eficazes na preservação da natureza, ajudando Braga a manter os elevados padrões exigidos pela Bandeira Azul e a proteger o património natural do concelho para as gerações futuras”.