A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve um homem, de 57 anos, suspeito de atear três incêndios florestais, em Ponte da Barca, no passado mês de junho.
Em comunicado, aquela força policial andava de motociclo a pegar fogo à zona florestal na freguesia de Vila Chã (Santiago), às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
“Nos dias 19 e 29 de junho, foram detetadas ignições que resultaram em incêndios florestais na freguesia de Vila Chã (Santiago), junto a caminhos florestais de difícil acesso e já algo afastados do aglomerado habitacional”, refere o comunicado.
A PJ acrescenta que, “segundo algumas testemunhas, foi possível referenciar-se a presença e trânsito de um motociclo que ali circulava e em cujos locais de passagem foram imediatamente detetados focos de incêndio que evoluíram para a mancha florestal”.
“Face à informação recolhida, foi possível identificar o condutor, tendo sido encetadas diligências que culminaram com a recolha de prova consistente que atesta a presumível autoria dos factos”, acrescenta.
A PJ sublinha que “os três locais onde os incêndios foram ateados situam-se em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas, gerando risco acentuado para toda a floresta, onde pontuam aglomerados habitacionais”.
“Saliente-se que a zona rural em questão, contígua ao Parque Nacional Peneda-Gerês e de orografia com declive acentuado, é amplamente conhecida pela sua biodiversidade”, acentua.
Os incêndios foram extintos pelos bombeiros e por populares, que rapidamente os detetaram e impediram a propagação.
O suspeito vai ser presente amanhã a tribunal para aplicação das medidas de coação.