Parque Nacional da Peneda-Gerês está a levar “uma facada no coração”

Impactos perdurarão num futuro “muito longo”
Parque nacional da peneda-gerês está a levar "uma facada no coração"
Foto: Ricardo Guimarães / Arquivo

O vice-presidente da Câmara de Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira, disse hoje que o incêndio que lavra desde sábado à noite é “uma facada no coração” do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), único parque nacional do país.

“O coração do PNPG está a arder, literalmente. Hoje o parque leva uma facada no coração. Os impactos deste incêndio terão efeitos num futuro muito longo”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Ponte da Barca.

A agência Lusa tentou o contacto com o presidente da Câmara, Augusto Marinho que desligou a chamada telefónica, dizendo “isto está muito complicado”.

Segundo o vice-presidente, José Alfredo Oliveira, pelas 19:35, o fogo encontrava-se “completamente descontrolado nos lugares de Mosteirô e Paradamonte, ambos na freguesia de Britelo, sendo que “as chamas lavram junto a habitações”.

“Em Mosteirô conseguiu-se evitar que duas habitações fossem consumidas pelo incêndio. Os bombeiros conseguiram controlar o fogo, deitando água a partir das varandas das habitações”, afirmou à agência Lusa.

José Alfredo Oliveira que falava durante a deslocação para Lourido, em Entre Ambos-os-Rios, lugar antes de Ermida que também tem o “incêndio perto” da freguesia.

De acordo com o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 19:48 o fogo que deflagrou na noite de sábado mobilizava 444 operacionais, apoiados por 150 viaturas e seis meios aéreos.

O PNPG abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre), numa área total de cerca de 70.290 hectares.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Treinador do levski sófia quer ganhar em braga

Treinador do Levski Sófia quer ganhar em Braga

Próximo Artigo
Pj detém suspeito de atear fogos noturnos às portas do parque nacional da peneda-gerês

PJ detém suspeito de atear fogos noturnos às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês

Artigos Relacionados