O histórico socialista Joaquim Barreto, presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, vai concorrer à Câmara como independente.
Numa publicação na sua página de Facebook, o ex-presidente da autarquia cabeceirense e líder da Distrital socialista de Braga anunciou a candidatura “Servir Cabeceiras” em rotura com o executivo socialista.
“Não era previsível, nem estava nos meus horizontes pessoais e políticos intervir mais no meu concelho em atividades autárquicas, nomeadamente na Câmara. No entanto, face ao que sinto e ao bem maior que desejo para minha terra e ainda devido à inação dos eleitos a quem o povo confiou a gestão do executivo Municipal , onde a população nos seus direitos, só é lembrada a poucos meses de eleições, obriga-me a agir e a sair da minha zona de conforto para dar o meu melhor novamente por Cabeceiras de Basto”, afirma..
Joaquim Barreto afirma estar “disposto a servir a minha terra e as minhas gentes em qualquer lugar e em qualquer condição, agora como candidato, depois como vereador, ou presidente conforme a vontade dos eleitores, como já aconteceu noutros tempos”.
“Os cabeceirenses conhecem-me bem , quer como cidadão ativo e participativo, que respeita e procura ser respeitado, quer na dinamização do movimento associativo, quer na minha ação empenhada enquanto vereador na oposição e também, no meu desempenho, com muita entrega, como presidente de Câmara ao longo de vinte anos , que foram determinantes e muito contribuíram para o desenvolvimento de Cabeceiras de Basto”, pode ler-se na declaração.
E acrescenta: “Assim, assumo de uma forma humilde e responsável que nem tudo o que fiz e o que fizemos foi perfeito. Com a mesma disponibilidade de sempre, e com as minhas fortes convicções na defesa dos superiores interesses do concelho e das suas populações, com o objetivo de retomar o progresso, afirmo que sou candidato à Câmara Municipal para servir Cabeceiras de Basto e os cabeceirenses”.
Entretanto, Joaquim Barreto anunciou que o candidato à Assembleia Municipal pelo seu movimento independente será Domingos Machado.
As eleições autárquicas realizam-se em 12 de outubro.