A aldeia de Campos, em Vieira do Minho, voltou a ser palco, no sábado, da recriação do Ciclo do Pão, onde se moeu o milho no moinho comunitário e cozeu a broa no forno a lenha.
A jornada começou junto ao forno comunitário com a confeção da broa de milho, seguindo-se a encenação de uma malhada típica.
A manhã prosseguiu com uma caminhada até ao moinho tradicional, onde os participantes puderam conhecer de perto o funcionamento do engenho de moagem, uma “peça central da vivência comunitária de outros tempos”.
Ao início da tarde, a broa acabada de cozer foi servida, acompanhada da saborosa vitela barrosã, num almoço que reforçou o “espírito de convívio e partilha”.


















Em comunicado, a autarquia refere que o dia terminou com as tradicionais chegas de bois, que “mantiveram viva uma prática cultural ancestral, muito apreciada por locais e visitantes”.
Classificada como “Aldeia de Portugal”, Campos continua a destacar-se pela “preservação do seu património natural e comunitário, com vistas deslumbrantes sobre a Serra da Cabreira, sendo cada vez mais procurada por quem deseja uma experiência autêntica e enraizada na identidade minhota”.
A recriação do Ciclo do Pão foi uma iniciativa promovida pelo Município de Vieira do Minho e pela Associação de Preservação da Identidade da Freguesia de Campos, no âmbito do Programa Sentir Vieira.