O Executivo Municipal de Braga debate e vota, segunda-feira, em reunião, o pedido de prorrogação do prazo de entrega de propostas, até ao dia 04 de agosto de 2025, feito no âmbito do concurso público para a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Esporões, um investimento de dois milhões de euros.
A Costeira – Engenharia e Construção, SA., com sede em Adaúfe, Braga, solicitou a prorrogação do prazo de entrega de propostas em duas semanas, o que – sublinha – “a todos os interessados beneficiaria, face à dificuldade em finalizar atempadamente o processo de orçamentação, “uma vez que todo o mercado tarda em responder ao elevado número de solicitações em curso”.
O prazo para a apresentação das propostas terminava a 21 de julho, sendo que, após a decisão do júri, a empresa vencedora terá 330 dias para fazer a obra.
Recorde-se que, e conforme O MINHO noticiou, o investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do contrato celebrado com a Administração Central do Sistema de Saúde.
Inserido num loteamento
O novo centro de saúde será implantado na Rua das Tulipas, na freguesia de Esporões, num lote com uma área total de 1.641 metros quadrados, inserido num loteamento infraestruturado.
Com uma área de implantação de 854,65 metros quadrados, o projeto contempla um piso inferior destinado a estacionamento e áreas técnicas, e um piso térreo onde serão instaladas todas as valências funcionais da unidade de saúde, como gabinetes médicos, zonas de atendimento, áreas administrativas, salas de espera e instalações sanitárias
O projeto foi desenhado com preocupações de integração urbana, mobilidade e acessibilidade, garantindo uma solução equilibrada, sustentável e centrada nas necessidades da população local”, sublinhou a Câmara, em comunicado.
Acrescenta que o estacionamento subterrâneo e os acessos planeados asseguram que o novo equipamento de saúde “não sobrecarregará a malha viária nem o espaço público envolvente.