A Avenida Recontro de Valdevez abriu novamente ao trânsito, ao final da tarde desta segunda-feira, após obras de requalificação que duraram mais de um mês e que substituíram o alcatrão pela “pedra tradicional do concelho”.
A abertura da via à circulação automóvel teve direito a uma cerimónia informal de inauguração, com a presença de uma comitiva composta por membros do executivo, funcionários municipais e curiosos.
Inicialmente prevista para 15 de julho, a reabertura da avenida principal de Arcos de Valdevez sofreu alguns dias de atraso devido a “alterações que foram efetuadas ao longo da obra”, explicou o autarca Olegário Gonçalves.
A empreitada faz parte de um projeto maior de requalificação, que envolve toda a área circundante, desde a ponte histórica até ao Campo do Trasladário.
Para Olegário Gonçalves, a abertura da via principal da vila arcuense era algo prioritário e, por isso, foi a primeira a avançar.






“Viemos abrir a avenida, porque era o principal para estes meses de férias que se aproximam, com os nossos emigrantes que nos vêm visitar, mas também com os constrangimentos que o encerramento da estrada estava a causar”, explicou.
Autarca apela ao civismo e ao cumprimento das regras de trânsito
Em declarações aos jornalistas, o presidente da autarquia apelou ao civismo de todos.
“Agora, só esperamos que os automobilistas cumpram as regras de trânsito e não estacionem junto aos passeios, que estão sinalizados por floreiras e que dão um aspeto arranjado e bonito”, apontou Olegário Gonçalves.
O presidente da câmara municipal anunciou ainda que a partir de agora “é proibida a passagem de camiões pesados” na estrada requalificada, estando aberta a veículos ligeiros, transportes públicos e veículos de Resíduos Sólidos Urbanos (camiões do lixo).
“Agora só peço às autoridades que obriguem a cumprir o Código de Estrada”, reforçou.
E mal o autarca retirou, simbolicamente, a última barreira de metal, a estrada encheu-se de trânsito, retomando, de imediato, a normalidade perdida durante as obras.
Segunda fase da requalificação do Campo do Trasladário arranca em setembro
A partir de setembro, está previsto o arranque da segunda fase da empreitada de requalificação entre a ponte centenária e o Campo do Trasladário. No mês seguinte deverá iniciar-se a terceira fase, com enfoque na zona envolvente (passeios e via lateral).
Em novembro, a Avenida Recontro de Valdevez deverá voltar a ser encerrada ao trânsito, devido “ao arranjo da rotunda”.
Segundo Olegário Gonçalves, o investimento total deverá ultrapassar o orçamento inicialmente previsto (cerca de um milhão), subindo para perto de 1,5 milhões.