João Rodrigues, candidato da coligação Juntos por Braga à presidência da Câmara, defende que “a agricultura tem futuro” no concelho e e que “está no hora” de transformar o “potencial” vinícola do território “numa marca de excelência”.
As declarações do candidato da coligação que junta PSD, CDS e PPM foram feitas em visitas à CAVAGRI – Cooperativa Agrícola do Alto Cávado e a Quinta do Pregal.
A CAVAGRI, que “é hoje a maior cooperativa agrícola do vale do Cávado”, tem sede em Braga e agrega cerca de 1.200 associados. Dinamiza cinco áreas de atividade — pecuária, vitivinicultura, horticultura, sanidade animal e comércio — movimentando cerca de 10 milhões de euros por ano. Só no concelho de Braga, segundo o comunicado da candidatura de João Rodrigues, canaliza anualmente cerca de quatro milhões de euros em apoios diretos aos agricultores.
Durante a visita, João Rodrigues destacou o projeto Bracara Vina, que pretende afirmar os vinhos de Braga como referência nacional e internacional. A adega da cooperativa tem capacidade para vinificar mais de 1,4 milhões de quilos de uvas por ano. “Braga tem vinhos de qualidade e uma estrutura cooperativa preparada. Está na hora de transformar esse potencial numa marca de excelência”, afirmou.
O candidato destacou também a nova geração de agricultores tecnicamente qualificados: “Há jovens a escolher a agricultura como carreira. Estão a modernizar o setor e a reforçar a ligação entre inovação, território e sustentabilidade.”
E nesse âmbito a Quinta do Pregal é apontada como “exemplo”, pois é uma exploração pecuária com mais de 65 vacas da raça barrosã, liderada por um jovem agricultor. “Este tipo de projetos prova que a agricultura tem futuro em Braga, com identidade, com valor acrescentado e com compromisso ambiental”, referiu João Rodrigues.
A CAVAGRI apoia também dezenas de produtores de leite e carne, prestando serviços técnicos especializados. Só no setor leiteiro, os seus associados fornecem mais de 10 milhões de litros por ano à AGROS.
João Rodrigues comprometeu-se a apoiar a instalação de jovens agricultores, facilitar o acesso à terra, reconverter áreas agrícolas abandonadas, promover a agricultura biológica e integrar o setor rural em roteiros turísticos e estratégias económicas do concelho: “Valorizar a ruralidade de Braga é garantir coesão, sustentabilidade e soberania alimentar.”
As visitas integram o ciclo de auscultação que João Rodrigues está a promover em todo o concelho. O candidato defende que “conhecer quem está no terreno é essencial para construir soluções reais”.
“É com os que produzem e inovam que queremos construir o futuro de Braga”, sentencia.