O Hospital de Braga terá celebrado mais de 27 milhões de euros em contratos, ao longo de 15 anos, com uma empresa de Fernando Vaz, diretor de serviço de Oftalmologia daquele hospital.
A situação, denunciada hoje pela CNN Portugal, terá iniciado ainda quando a gestão do hospital era PPP.
Para além dos contratos do hospital com a empresa pessoal, Fernando Vaz acumularia as funções de diretor no hospital público com outras de coordenador na CUF Porto, o que será ilegal.
De acordo com aquele canal de televisão, o médico apresentou a demissão, que já foi aceite pelo Conselho de Administração. Apesar de a situação se arrastar desde 2010, a demissão só foi desencadeada após o contacto jornalístico com o hospital na quarta-feira.

Recentemente, em 2024 e 2025, o Hospital de Braga fez três ajustes diretos com a referida empresa – Iberoftal – no valor de nove milhões de euros. Eram destinados a consultas, cirurgias e injeções, entre outros.
Ainda segundo a CNN Portugal, o hospital já contratou serviços da empresa de Fernando Vaz até 2027.
A administração do hospital diz que está a ser realizada “uma avaliação interna” da situação, nomeadamente à “eventual situação de incompatibilidade ou conflito de interesses”.