A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Pingo Doce renovaram a sua parceria para o verão de 2025 e os militares vão distribuir 100 cabazes aos idosos mais isolados no distrito de Braga, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a Guarda explica que o objetivo é “combater a solidão e o isolamento de idosos”.
“Esta iniciativa conjunta visa proporcionar apoio e bem-estar à população sénior mais vulnerável, através da distribuição de cabazes com bens essenciais e da transmissão de informações cruciais para enfrentar as altas temperaturas”, nota.
O Comando Territorial de Braga da GNR, através das suas Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, irá distribuir uma centena cabazes “especialmente concebidos para os dias quentes de verão”.
Os cabazes incluem produtos como bolsas de fruta, creme hidratante, barras de cereais e garrafas de água.
A entrega destes cabazes será feita durante as visitas regulares da GNR a idosos previamente referenciados pela “Operação Censos Sénior”.

Para além da entrega dos bens, os militares da GNR irão aproveitar estas visitas para fornecer “orientações vitais sobre os cuidados a ter em ondas de calor extremo”.
“Estas informações são cruciais para prevenir problemas de saúde associados às altas temperaturas, especialmente numa população mais suscetível como a sénior”, refere.
Esta iniciativa insere-se no protocolo de colaboração estabelecido entre o Pingo Doce e a GNR desde 2022.
Desde o início desta parceria, já foram entregues mais de 10.000 cabazes, reforçando o “combate ao isolamento, solidão e carência alimentar da população idosa em Portugal”.