A instabilidade meteorológica das últimas semanas parece ter tido um ponto final. Os dias secos e com poucas nuvens vieram para ficar. Devido ao anticiclone dos Açores, na próxima semana as temperaturas vão começar a subir e em Braga deverão chegar mesmo aos 34 graus Celsius, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Hoje, em Braga, a máxima é de 26ºC e vai subir até aos 28ºC e 29ºC durante o fim de semana, mas a partir de terça-feira já passa os 30ºC. Para já, as previsões apontam para que a capital do Minho chegue aos 34ºC na quinta-feira.


Em Viana do Castelo, hoje a máxima é de 23ºC e assim manter-se-á até ao início da próxima semana, mas a partir de terça-feira já começa a subir para 25ºC, chegando aos 28ºC na quarta e quinta-feira.


No entanto, apesar destas elevadas temperaturas, Madalena Rodrigues, meteorologista do IPMA, salienta que “ainda não podemos falar de uma onda de calor”.
Isto porque, explica a O MINHO, a definição técnica de “onda de calor” é quando, em seis dias consecutivos, são registados valores de temperatura pelo menos cinco graus acima da média para a altura do ano.
Contudo, antecipa Madalena Rodrigues, tendo em conta as máximas previstas, o IPMA deverá emitir avisos para a região.
A meteorologista nota, também, que o vento que se faz sentir entre hoje e amanhã na faixa costeira do Minho terá “tendência para diminuir” no fim de semana.
A subida das temperaturas deve-se à “influência de um anticiclone nos Açores” e que traz um “ar mais quente e seco”.