É uma reviravolta épica. De 5-0 para 5-6. E aconteceu no Campeonato Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga, no último sábado. O Maria da Fonte, da Póvoa de Lanhoso, visitou o Ninense, de Famalicão, em jogo da 33.ª e última jornada do campeonato.
Aos 42 minutos da primeira, os visitantes perdiam por 5-0. Os golos dos da casa foram apontados por Pedro Marques (8 minutos), Hugo Travassos (17 e 27), José Miranda (19) e Rafael Araújo (42), de acordo com a fita do jogo do Zerozero.
Porém, na segunda parte, tudo mudou. Apesar de parecer impossível dar a volta a uma diferença tão grande de golos, o Maria da Fonte conseguiu a ‘remontada’. Pelo clube da Póvoa de Lanhoso marcaram Rui Jorge (53 e 67), João Araújo (65 e 69), Tekla (81) e Henrique Vieira (87, de grande penalidade).
Com este resultado o Maria da Fonte está isolado em segundo lugar (que permite o acesso à Taça de Portugal) com 65 pontos, isto porque a AD Oliveira perdeu, por 3-0, em Barcelos, no terreno do Santa Maria.
A formação da Póvoa de Lanhoso está, assim, a um ponto de garantir o 2.º posto, podendo até sonhar com o Campeonato de Portugal caso haja alguma desistência.
Por seu turno, o Ninense, em 15.º lugar, já estava despromovido à Divisão de Honra.