Famalicão perde nos ‘descontos’

Em Faro
Foto: FC Famalicão

Um golo de Darío Poveda no primeiro minuto de descontos permitiu hoje ao Farense vencer o Famalicão, por 2-1, na 32ª jornada da I Liga de futebol, e voltar aos triunfos caseiros após um jejum de cinco meses.

Os minhotos colocaram-se em vantagem, por intermédio do avançado francês Simon Elisor, aos 30 minutos, mas Filipe Soares igualou ainda antes do intervalo, aos 45+4, e o dianteiro espanhol selou a reviravolta aos 90+1.

A formação de Faro registava nove jogos sem vencer em casa, desde 29 de Novembro de 2024 (1-0 ao Estrela da Amadora, então também com golo decisivo de Poveda).

O Farense mantém o sonho da manutenção em aberto, ocupando o 17.º lugar, com 24 pontos, em igualdade pontual com o AVS, 16.º, em vaga de play-off e que na segunda-feira recebe o 18.º e último Boavista (21).

Já o Famalicão ficou definitivamente afastado da luta pelo apuramento para a Liga Conferência, sendo sétimo classificado, com 44 pontos.

No Farense, Marco Moreno, Filipe Soares e Rui Costa foram as três novidades no onze, face à derrota (1-0) no reduto do Gil Vicente, enquanto os minhotos registaram duas mudanças em relação ao empate caseiro (1-1) com o Sporting de Braga, com as entradas de Topic e Óscar Aranda.

Os algarvios, que tinham pela frente uma partida crucial na luta pela manutenção, entraram num ‘4x4x2 losango’ com maior dinâmica e, no espaço de poucos minutos, Cláudio Falcão já tinha desperdiçado duas boas oportunidades, cabeceando para fora aos dois e seis minutos.

A partida prosseguiu com o ascendente imposto pelos anfitriões, perante um Famalicão, em ‘4x2x3x1’, mais quieto, e que viu o seu guardião Lazar Carevic protagonizar duas defesas excelentes, em ameaças de Marco Moreno (27 minutos) e Rony Lopes (29).

Contra a corrente do jogo, a equipa de Hugo Oliveira abriu o marcador na sua primeira oportunidade, aos 30 minutos, quando o médio Gustavo Sá ‘descobriu’ Simon Elisor com um passe ‘a rasgar’ e o dianteiro francês, isolado perante Kaique, finalizou de forma fria.

O Farense, que não marcava em casa há 593 minutos (derrota por 1-2 com o Rio Ave, na 19.ª jornada), ainda foi a tempo de restabelecer a igualdade no primeiro tempo, mesmo ‘à beira’ do intervalo, aos 45+4, num desvio à ‘boca da baliza’ de Filipe Soares, com assistência de Cláudio Falcão.

Óscar Aranda protagonizou o primeiro lance de perigo do segundo tempo, num remate de fora da área que obrigou Kaique a boa estirada, aos 51 minutos, antes de um longo período de sossego, em que as duas equipas se mostraram pouco imaginativas no terço ofensivo.

Rui Costa, aos 77 minutos, e Van de Looi, aos 87, obrigaram os dois guarda-redes a grandes defesas em remates de longe, mas a ‘bomba’ do jogo acabou por ‘explodir’ no primeiro minuto de descontos.

Darío Poveda, aposta de Tozé Marreco aos 79 minutos, entrou para marcar pouco depois, num grande remate, colocando a bola no ângulo superior esquerdo da baliza de Carevic, para gáudio dos cerca de 3.000 espetadores locais.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio de São Luís, em Faro.

Farense – Famalicão, 2-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores

0-1, Simon Elisor, 30 minutos.

1-1, Filipe Soares, 45+4.

2-1, Darío Poveda, 90+1.

Equipas

– Farense: Kaique, Pastor, Marco Moreno, Tomás Ribeiro (Raúl Silva, 89), Paulo Victor, Cláudio Falcão, Rony Lopes (Marco Matias, 79), Filipe Soares (Darío Poveda, 79), Yusupha (Samuel Justo, 89), Rui Costa e Tomané (Álex Bermejo, 66).

(Suplentes: Miguel Carvalho, Artur Jorge, Zé Carlos, Álex Bermejo, Darío Poveda, Derick Poloni, Raúl Silva, Marco Matias e Samuel Justo).

Treinador: Tozé Marreco.

– Famalicão: Lazar Carevic, Rodrigo Pinheiro, Léo Realpe, Justin de Haas, Rafa Soares (Pedro Bondo, 90), Tom van de Looi, Mirko Topic (Mathias de Amorim, 66), Sorriso, Gustavo Sá, Óscar Aranda (Gil Dias, 75) e Simon Elisor (Václav Sejk, 75).

(Suplentes: Zlobin, Lucas Calegari, Enea Mihaj, Pedro Bondo, Mathias de Amorim, Mamageishvili, Gil Dias, Václav Sejk e Samuel Lobato).

Treinador: Hugo Oliveira.

Árbitro: André Narciso (AF Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Léo Realpe (09), Rony Lopes (17), Cláudio Falcão (34), Paulo Victor (40), Tom van de Looi (49), Simon Elisor (52), Filipe Soares (56), Marco Moreno (69), Tomás Ribeiro (73) e Álex Bermejo (90+6). Cartão vermelho direto para Pedro Bondo (90+6).

Assistência: Cerca de 3.000 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados