Vitória vence na Madeira e mantém-se firme em lugar europeu

32.ª jornada
Foto: VSC

O Vitória SC consolidou hoje a quinta posição na I Liga de futebol, que vale um eventual acesso à Liga Conferência, com um triunfo sofrido no reduto do Nacional por 2-1, em jogo da 32.ª jornada.

Tiago Silva, aos 13 minutos, num lance de insistência, e Chucho Ramirez, aos 64, após uma bela rotação sobre o defensor contrário, marcaram para os vitorianos, mais eficazes na finalização, enquanto que Fuki Yamada, aos 74, servido primorosamente por Daniel Penha, apontou o tento de honra dos ‘alvinegros’, que deram boa réplica ao longo do 90 minutos.

Com este resultado, o conjunto minhoto, quinto classificado, passa a somar 54 pontos e distancia-se provisoriamente do sexto, que é o Santa Clara, com 50, mas ainda vai defrontar o SC Braga nesta jornada, ao passo que o emblema insular continua no 13.º lugar, com 33, tantos como o Arouca (12.º) e o Rio Ave (11.º).

A partida começou animada, com um ligeiro ascendente do Nacional, sobretudo através de transições rápidas, mas foi o Vitória SC a abrir a contagem, aos 13 minutos.

Lucas França ainda defendeu para a frente um primeiro remate de Gustavo Silva, mas já nada conseguiu fazer na recarga de Tiago Silva, que atirou colocado, à entrada da área, para fazer o golo inaugural.

Em desvantagem no marcador, os insulares procuraram ter mais iniciativa, mas a melhor ocasião antes do intervalo pertenceu aos vimaranenses, através de Borevkovic, que cabeceou a centímetros da barra, aos 41.

A primeira parte terminou com um momento de muita tensão, na sequência de uma disputa de bola entre Soumaré e Tiago Silva, com o árbitro a admoestar ambos os jogadores, já depois das respetivas equipas técnicas e suplentes também entrarem em campo para serenar os ânimos.

Após o descanso, o Nacional voltou melhor e dispôs logo de um trio de oportunidades, com a mais perigosa a surgir por intermédio de João Aurélio, que desviou de calcanhar ligeiramente por cima, após canto, aos 50 minutos.

Porém, na melhor fase dos madeirenses, foi o Vitória SC a ampliar o marcador, na primeira aproximação com perigo dos visitantes na segunda parte, através de Chucho Ramirez, que marcou o 2-0, aos 64, diante da equipa que representou na época passada.

Servido pelo recém-entrado Nuno Santos, que trouxe mais capacidade para manter a posse, o avançado venezuelano ganhou no duelo a Ulisses e bateu o desamparado Lucas França.

Quando a partida parecia controlada pelos vitorianos, foram dois suplentes lançados por Tiago Margarido a ‘fabricar’ o golo do 2-1, que relançou as contas no marcador.

Após lance individual, Daniel Penha serviu Fuki Yamada com um passe de ruptura, que deixou a defesa contrária sem reação, tendo o segundo batido Bruno Varela, que não teve hipóteses.

Embalados pela força do público, os nacionalistas acentuaram a pressão, mas faltou qualidade individual e discernimento no último terço, perante um Vitória SC que esteve confortável quando precisou de baixar linhas, justificando o triunfo pelo sacrifício e capacidade de superação.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio da Madeira, no Funchal.

Nacional – Vitória SC, 1-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores

0-1, Tiago Silva, 13 minutos.

0-2, Chucho Ramirez, 64.

1-2, Fuki Yamada, 74.

Equipas

– Nacional: Lucas França, João Aurélio (Gustavo Silva, 65), Zé Vitor, Ulisses, José Gomes (Arvin Appiah, 75), Djibril Soumaré (Chiheb Laabidi, 72), Matheus Dias, Luís Esteves (Daniel Penha, 65), Paulinho Bóia, Rúben Macedo (Fuki Yamada, 72) e Joel Tagueu.

(Suplentes: Rui Encarnação, Gustavo Garcia, Léo Santos, Arvin Appiah, André Sousa, Daniel Penha, Chiheb Laabidi, Fuki Yamada e Isaac Tomich).

Treinador: Tiago Margarido.

– Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Filipe Relvas, Toni Borevkovic, João M. Mendes, João Mendes (Nuno Mendes, 56), Tomás Händel (Beni Mukendi, 83), Tiago Silva, Telmo Arcanjo (Mikel Villanueva, 83), Gustavo Silva (Vando Félix, 56) e Chucho Ramírez (Nélson Oliveira, 73).

(Suplentes: Charles Silva, Bruno Gaspar, Hevertton Santos, Mikel Villanueva, Marco Cruz, Beni Mukendi, Nuno Santos, Vando Félix e Nélson Oliveira).

 Treinador: Luís Freire.

Árbitro: Sérgio Guelho (AF da Guarda).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Chucho Ramírez (34), Djibril Soumaré (45), Tiago Silva (45), Zé Vítor (59) e Telmo Arcanjo (61).

Assistência: 1.911 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados