Arranca hoje a Festas das Cruzes em Barcelos, prolongando-se até domingo com destaque para os concertos de The Gift, Fernando Daniel, Nininho Vaz Maia e Calema.
Os The Gift atuam logo à noite, véspera de feriado, na Frente Ribeirinha, a partir das 22:00.
Fernando Daniel sobe ao palco na quinta-feira, Nininho Vaz Maia na sexta-feira e a dupla Calema fecha os destaques musicais no sábado.

Outro dos pontos altos da “primeira grande romaria do Minho” é a inauguração dos tapetes de pétalas flores naturais, que decorre no dia 30, às 17:30, na Igreja do Senhor da Cruz.
Destaque ainda para a tradicional Batalha das Flores que se realiza, na quinta-feira, feriado do 1.º de Maio, a partir das 15:00.
Já o maior destaque religioso, a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, tem início às 16:00 do dia 03.
Ainda na vertente religiosa, são hoje inaugurados os tapetes de flores naturais na Igreja do Senhor da Cruz.
A Câmara de Barcelos disponibiliza autocarros urbanos e para todo o concelho grátis.
Há também 22 parques estacionamento com lugar para cinco mil viaturas.
Nesse dois dias, será aumentado o número de carruagens no comboio InterRegional 830 – parte de Valença às 18:10 e tem paragem em Barcelos às 19:28 – e ainda no InterRegional 853 – parte de Porto São Bento às 13:05 e paragem em Barcelos às 13:53.
Os comboios 420 e 423 do serviço internacional Celta efetuam paragem excecional em Barcelos, nos dias 01 e 03, dias que terão como pontos altos a Batalhas das Flores e as celebrações da Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz.
A Festa das Cruzes conta com animação madrugada fora com o arraial noturno Bamos às Cruzes.
Victor Rodrigues, Claudia Nayara, Micaela e Joana d’Arc são alguns dos destaques do programa.
Aquando da apresentação do programa da festividade, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, mostrou-se convicto de que “vamos viver uma grande jornada, repleta de iniciativas pensadas para agradar ao mais diversificado conjunto de pessoas, abarcando a fé religiosa, as manifestações culturais, os programas de animação, o convívio, os fogos pirotécnicos, os concertos, o folclore, o artesanato e a arte popular”.