A empresa vimaranense Kiwigreensun, maior produtor de kiwis da Península Ibérica, vendeu em 2024 cinco mil toneladas deste fruto ao Mercadona, com quem já trabalha há 13 anos.
Já em 2023, como O MINHO noticiou, a cadeia de supermercados já tinha comprado a mesma quantidade de kiwis à empresa vimaranense liderada por Victor Araújo.
Hoje, em comunicado, o retalhista espanhol salienta que, além da Kiwigreensun, no distrito de Braga também trabalha com a Campicarn, de Famalicão, e a Confeitaria Alvorada, de Guimarães, que “coloca diariamente nas prateleiras da Mercadona o pão de ló tradicional”.
Estes dados foram revelados no âmbito da Dia da Produção Nacional, que se assinala no dia 26 de abril, próximo sábado.
A Mercadona adianta que comprou, em 2024, 1.400 milhões de euros a fornecedores nacionais, mais 19% do que no ano anterior. “Um volume de compras que acompanha o crescimento da empresa e que garante o abastecimento das mais de 60 lojas da empresa em território nacional e também algumas do país vizinho”, salienta o comunicado enviado a O MINHO.
Desde então, em cinco anos, Mercadona já aumentou em 500% o seu volume de compras, tendo passado de um investimento de 217 milhões de euros para os atuais 1.400 milhões de euros.
Em 2024, foram compradas 38.000 toneladas de tomate, 22 milhões de litros de leite, 4.500 toneladas de queijo das várias regiões produtoras do país, e chegaram todos os dias às lojas mais 2.300 toneladas de peixe fresco de lotas nacionais.
Números que, para a Mercadona, “se têm revelado não só um motor de desenvolvimento económico e social, como também, e sobretudo, uma aposta da empresa na diferenciação”.
Pedro Barraco, diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona, refere que, “além do investimento direto, que resulta numa soma de mais de 4.500 milhões de euros em compras em cinco anos, temos também vindo a consolidar a parceria com os diversos Interfornecedores Especialistas de Norte a Sul de Portugal, e inclusive ilhas”.
“Como resultado de um crescimento partilhado, foi também possível observar ao longo dos anos que muitos dos nossos fornecedores têm realizado investimentos estratégicos de modo a aumentarem a sua capacidade produtiva e garantirem a qualidade dos produtos, gerando um contributo positivo na economia nacional e criando também mais empregos. Muitos dos produtos nacionais que compramos como é o caso dos lácteos, fruta, legumes e padaria/pastelaria também chegam diariamente aos nossos clientes espanhóis, e assim, contribuímos também para a promoção dos nossos Interfornecedores Especialistas além-fronteiras”, acrescenta.
Em 2025, a Mercado irá abrir mais 10 supermercados em Portugal, terminando o ano com 70.
Ao fim de cinco anos em Portugal, a Mercadona criou 7.000 empregos, através de contratos sem termo desde o primeiro dia e “salários atrativos”.
De acordo com a mesma fonte, em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia (Porto).