A Basílica dos Congregados, no centro de Braga, vai ter missa em inglês todos os domingos à tarde. A primeira é já no dia 04 de maio, às 17:30.
Em comunicado enviado a O MINHO, o reitor da basílica, Paulo Terroso, explica que “esta celebração nasce do desejo de acolher com maior proximidade a crescente comunidade internacional que vive, estuda ou trabalha em Braga — nomeadamente estudantes em mobilidade académica como os do programa Erasmus, investigadores do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, membros da comunidade americana, entre outras pessoas de diferentes países e culturas”.
“A Igreja é católica — isto é, universal — e por isso deve falar a língua do coração de cada pessoa. A celebração da Missa em inglês é um sinal de que todos são bem-vindos à mesa da Eucaristia, independentemente da sua origem ou língua”, afirma o padre.
“Queremos que quem chega a Braga vindo de longe encontre aqui, no coração da cidade, não apenas uma arquitetura bela, mas uma comunidade que acolhe, escuta e reza. Esta Missa é expressão da nossa vontade de ser uma Igreja com os braços abertos — que inclui, acompanha e celebra com todos”, acrescenta.
A celebração seguirá o rito romano, com leituras e homilia em inglês, mantendo “a dignidade e beleza litúrgica que caracteriza a Basílica”.
A iniciativa conta com o apoio de vários voluntários da comunidade internacional que já se disponibilizaram a colaborar na liturgia.
“Com esta nova celebração, a Basílica dos Congregados reforça o seu compromisso pastoral de ser um espaço de comunhão e encontro, não só para os fiéis locais, mas também para todos os que, por breves temporadas ou por tempo mais prolongado, fazem de Braga a sua casa”, conclui o comunicado.