“Bolas de fogo” vão rasgar os céus de Braga e há ‘pico’ já esta noite. Saiba como observar

Dicas da Casa da Ciência de Braga

A chuva de meteoros Líridas deve atingir seu pico em 22 de abril de 2025, às 16:00. Em Braga, o melhor momento para observar em Braga será na noite de segunda e terça-feira, de acordo com o Planetário – Casa da Ciência de Braga.

Isto se as condições do céu o permitem, nomeadamente se não houver nebulosidade.

A mesma fonte indica que as Líridas são “uma das chuvas de meteoros mais antigas registadas”.

“Apesar de não serem as mais intensas, podem surpreender com bolas de fogo e rastros brilhantes que cortam o céu por alguns segundos”, explica o Planetário – Casa da Ciência de Braga, numa publicação nas redes sociais, onde dá dicas para os mais curiosos por assuntos de astronomia.

E acrescenta: “Mesmo com a interferência da luz lunar, a chuva das Líridas ainda pode proporcionar momentos incríveis, com meteoros intensos e rastros luminosos que permanecem visíveis por alguns segundos no céu”.

Quando observar?

De acordo com o Planetário de Braga, o período ideal para apreciar esse espetáculo será nas últimas horas da noite de 21 de abril ou de 22 de abril até a meia-noite, se as nuvens o permitirem.

É possível ver a olho nu?

A observação é feita a olho nu bastando procurar um local escuro.

Condições de observação

  • O pico das Líridas é breve — diferente de outras chuvas, elas não mantêm alta atividade por vários dias.
  • Em céus escuros e sem poluição luminosa, é possível ver entre 15 e 20 meteoros por hora no pico.
  • Em algumas ocasiões, há explosões inesperadas com até 100 meteoros por hora — embora esses “surtos” sejam raros e imprevisíveis.
  • O ponto de origem dos meteoros, localizado na constelação de Lira, sobe antes da meia-noite e alcança o ponto mais alto antes do amanhecer.

Onde será mais visível?

Quem estiver no Hemisfério Norte terá melhores condições para observação, já que o ponto radiante estará mais alto no céu.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados