A sirene dos Bombeiros Voluntários de Braga voltou a tocar, esta sexta-feira, numa tradição da Sexta-feira Santa.
Às 15:00 em ponto, a velha sirene, que estava no quartel situado no centro da cidade, tocaram alto e bom som no novo espaço da corporação, localizado agora na União de Freguesias de Lomar e Arcos.
Este ato, que contou com a participação de operacionais e a bandeira nacional a meia haste, serviu para homenagear a morte de Jesus Cristo na cruz.
A corporação mudou-se para o novo quartel, em S. Paio de Arcos, em junho de 2024.
O novo quartel é composto por dois pavilhões interligados por uma zona coberta exterior para passagem das viaturas de socorro.
O pavilhão operacional contempla, no piso térreo, a zona de parqueamento coberto das viaturas associado a uma zona de oficina e de lavagem, os balneários e sanitários dos operacionais femininos e masculinos, a sala de controlo, a sala de prontidão e uma zona de estar com uma copa de apoio.
No piso superior, encontram-se as camaratas associadas à zona de tratamento de roupas e lavandaria.
O pavilhão administrativo contempla, no piso térreo, o salão nobre, a secretaria geral com arquivo, instalações sanitárias feminina e masculina, uma arrecadação, a sala de fardamento, a secretaria do comandante e o gabinete do comandante, uma sala de reuniões e o gabinete de chefias e, no piso superior, encontram-se o gabinete da direção, uma sala de reuniões, o arquivo geral, uma sala de arrumos, o gabinete médico, instalações sanitárias feminina e masculina e a sala de formação.