O XI Encontro Internacional de Jovens Empreendedores decorreu esta quarta e quinta-feira, no ISCAC – Coimbra Business School, promovendo o “talento jovem e incentivando os estudantes a transformarem ideias inovadoras em negócios sustentáveis” e o projeto vencedor foi de Daniela Mouco, do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
A competição contou com 28 projetos e ideias de negócio, entre os quais sete do IPVC. Três desses projetos e ideias chegaram à final, o que, de acordo com o IPVC, um “feito que reflete a qualidade da formação do Politécnico de Viana do Castelo na área do empreendedorismo”.
O projeto vencedor, Neptalis – Inteligência Hídrica, desenvolvido por Daniela Mouco, estudante do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial da ESCE-IPVC, propõe uma “solução sustentável e eficiente para monitorizar e otimizar o consumo de água em habitações, empresas e indústrias”.
O júri destacou o “impacto inovador e a viabilidade do projeto, que se revelou a proposta mais votada entre todas as apresentadas”.
Natural de Famalicão, a jovem estudante de 21 anos partilhou a sua surpresa e a sua alegria com a distinção recebida.
“Foi uma experiência única. Nem esperava participar, mas, por incentivo dos meus docentes, inscrevi-me. Agora estou muito contente com as mentorias que vou receber como prémio, porque agora só quero ver o projeto a crescer. No início, entrei sem grandes expectativas e vencer foi um choque extraordinário. Esta oportunidade é impossível de recusar e será essencial para alavancar a minha ideia. Agradeço imenso aos meus professores, que me acompanharam ao longo destes três anos”, disse.
O prémio garantirá 40 horas de mentoria pelo Instituto Pedro Nunes, instituição de referência na promoção da inovação e na transferência de tecnologia, criada pela Universidade de Coimbra.
“Esta distinção reforça não só o potencial do projeto, mas também o compromisso do Politécnico com a promoção do espírito empreendedor entre os seus estudantes”, sublinha o IPVC, em comunicado.