O Partido Socialista (PS) entregou, esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Viana do Castelo, a sua lista de candidatos pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, às eleições legislativas, agendadas para 18 de maio.
A equipa do PS Alto Minho é novamente liderada por Marina Gonçalves, natural do concelho de Caminha. A jurista, atual deputada à Assembleia da República, exerceu funções como Secretária de Estado e Ministra da Habitação, nos XXII e XXIII Governos da República Portuguesa.
O segundo lugar na lista é ocupado pelo também deputado à Assembleia da República, José Maria Costa, antigo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi Secretário de Estado do Mar, no XXIII Governo Constitucional.

O terceiro lugar é de Carlos Barbosa, advogado e natural de Paredes de Coura. Seguem-se na lista Soaria Domingues, natural de Melgaço e jurista, e Flávia Afonso, natural de Arcos de Valdevez e psicóloga clínica, no quarto e quinto lugares, respetivamente.
Além dos cinco candidatos efetivos, a lista do Partido Socialista conta ainda com Acácio Fernandes, de Ponte de Lima e atual presidente de junta de freguesia de Arcozelo, Margarida Vasconcelos, de Ponte da Barca e líder da bancada municipal do PS, Ana Cláudia Moreira, de Valença e líder da Juventude Socialista do Alto Minho, José Machado, de Ponte da Barca e presidente da concelhia local da Juventude Socialista, e, por fim, o ex-ciclista e atual presidente da união de freguesias de Barroselas
e Carvoeiro, Rui Sousa, de Viana do Castelo.

A entrega da lista contou com a presença de Vítor Paulo Pereira, atual presidente da Federação de Viana do Castelo do Partido Socialista e presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, que destacou a força e o equilíbrio de uma lista paritária e de alto-minhotos, que une juventude e experiência.
“São pessoas da nossa terra, com profundo conhecimento do nosso potencial e dos desafios que enfrentamos, e que terão um papel decisivo nas opções políticas dos próximos anos”, afirmou, citado em comunicado enviado às redações pela distrital socialista.
A mandatária distrital desta lista 100% Alto Minho, que também marcou presença neste importante momento, é Maria Arcelina Santiago.
De acordo com o PS, esta é uma “cidadã independe e ativista em prol da democracia”, que foi docente do ensino básico/secundário, ensino profissional e superior, publicou vários livros infantis, pertence a várias associações e movimentos cívicos e está há mais de dez anos ligada a Monção.