Politécnico de Viana integra rede internacional que forma “líderes conscientes”

IDG Portugal Education Network
Foto: Divulgação (Arquivo)

O Politécnico de Viana do Castelo faz agora parte da IDG Portugal Education Network, uma rede que reúne instituições de ensino superior em Portugal, que aposta no “desenvolvimento e na promoção de competências internas, e diferenciadoras, fundamentais ao desenvolvimento de profissionais capacitados, não só com competências técnicas e académicas, mas também em competências orientadas para o pensamento crítico, a empatia ou a inclusão”.

Em comunicado enviado hoje às redações, o IPVC indica que, com esta adesão, reforça o seu “compromisso na capacitação dos seus estudantes e da comunidade IPVC, preparando-os para responder de forma inovadora e colaborativa aos desafios sociais e ambientais do dia a dia”.

Os Inner Development Goals (IDG) – ou Objetivos de Desenvolvimento Interno – centram-se no desenvolvimento “pessoal e coletivo através de cinco dimensões essenciais”: Ser, Pensar, Relacionar-se, Colaborar e Agir.

“Estas dimensões integram um conjunto de 23 competências fundamentais, como autoconsciência, pensamento crítico, humildade, mentalidade inclusiva e intercultural, criatividade, perseverança, competência de mobilização, empatia e compaixão, autoconsciência ou orientação e visão a longo prazo, que são fundamentais para a formação de profissionais capazes de atuar e impulsionar a mudança no mundo empresarial, social e económico”, lê-se na nota enviada às redações.

E acresecenta: “Numa sociedade cada vez mais complexa e globalizada, o mercado de trabalho procura profissionais que, além de competências técnicas, possuam capacidades transversais que os tornem mais adaptáveis, inovadores e preparados para desafios multidisciplinares. O pensamento crítico, uma das 23 competências a serem trabalhadas no âmbito desta rede, permite aos futuros profissionais avaliar informações de forma rigorosa e tomar decisões estratégicas baseadas em análise e reflexão”.

O IPVC sublinha que a “criatividade, outras das competências referidas, é essencial para a resolução de problemas de forma inovadora, enquanto a empatia e a mentalidade inclusiva são determinantes para trabalhar eficazmente em equipas diversificadas e promover ambientes colaborativos mais equitativos e respeitadores das diferenças”.

“Estas e outras competências definem-se como essenciais num mercado de trabalho que valoriza cada vez mais o trabalho em rede e a cocriação de soluções sustentáveis. Estas competências não só valorizam, como diferenciam positivamente os diplomados do IPVC, capacitando-os, de igual forma, para assumirem um papel ativo na construção de sociedades mais resilientes, inovadoras e justas”, nota.

A participação na IDG Portugal Education Network permite ao Politécnico de Viana do Castelo beneficiar da “partilha de boas práticas, da criação de parcerias estratégicas e do desenvolvimento de projetos conjuntos que promovem a inovação pedagógica e a responsabilidade social”.

Além disso, o IPVC terá acesso a programas de capacitação que visam “integrar estas competências transversais nos seus currículos e atividades académicas”.

Em Portugal, a rede é dinamizada pelo Relational Lab e pela Fórum Estudante, no âmbito do Consórcio Maior Empregabilidade e do Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (ORSIES), organismo que o IPVC já integra.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados