O reservatório de água localizado no Monte do Sameiro fica, a partir desta quinta-feira, ao serviço dos meios aéreos para utilização conjunta dos Bombeiros e da Protecção Civil para combate aos Incêndios Florestais, graças a um acordo assinado entre o Município de Braga e a Confraria do Sameiro.
A cooperação tem vindo a ser realizada desde 2010, contudo, foi agora formalizada com a assinatura de um acordo de cooperação entre as duas entidades e onde estiveram presentes representantes da Protecção Civil de Braga, dos Bombeiros Sapadores e da Guarda Florestal. O documento foi assinado pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques e pelo presidente da Confraria do Sameiro, Cónego José Paulo Abreu.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, “para Braga este é um instrumento de vital importância já que esta é uma forma de proteger a sociedade bracarense, disponibilizando para tal este espaço e equipamento colocando-o ao serviço da Protecção Civil”, explicou.
José Paulo Abreu, presidente da Confraria do Sameiro, explicou que “este é um serviço que deveremos prestar à comunidade e um dever, contribuir desta forma para apoiar o combate aos incêndios e assim fazer o bem à nossa comunidade”.
O reservatório de água destina-se a uso exclusivo para aeronaves no combate aos Incêndios Florestais.