Os efeitos da depressão Jana já se fazem sentir no Minho. Uma árvore caiu sobre cabos de telecomunicações na Rua dos Combatentes, em Alvito S. Pedro, Barcelos, na tarde desta sexta-feira.
Os Bombeiros de Barcelos fizeram a remoção da árvore. A estrada esteve condicionada para a realização das manobras de remoção da árvore.
De acordo com o ‘site’ da Proteção Civil, a zona de Barcelos tem sido a mais afetada, ocorrendo várias quedas de árvores. Às 19:00, estão ativas ocorrências deste tipo nas freguesias de Barqueiros e Gamil.
O Comando Sub-Regional do Cávado adiantou a O MINHO que, até ao momento, as ocorrências relacionadas com o mau tempo não provocaram danos ou feridos, tendo ocorrido em estradas secundárias.
Já no Alto Minho, o vento forte provocou “algumas” quedas de árvores, mas, de acordo com o Comando Sub-Regional do Alto Minho, não causaram perturbações relevantes.
O cenário está mais calmo na zona do Ave, não tendo havido “nenhuma” ocorrência relacionada com o mau tempo até ao início desta noite, conforme revelou a Proteção Civil.
Recorda-se que os distritos de Braga e Viana do Castelo estiveram sob aviso amarelo devido ao vento forte, vigorando ainda, até às 21:00, o aviso amarelo devido à chuva “forte” e “ocasionalmente acompanhada de trovoada”.
*com Pedro Gonçalo Costa