O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou quatro novas formações microcredenciadas para docentes, direcionadas para uma “educação mais inclusiva e adaptada às diversas realidades dos alunos”.
As formações decorrem entre março e junho, no âmbito do PRR-Baits-IPVC, e as candidaturas decorrem ‘online‘.
As novas formações incluem Educação em Contextos Multiculturais, Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade, Trajetórias (In)Adaptativas do Desenvolvimento e Transição para a Vida Pós-Escolar. Destinam-se a educadores de infância, professores do ensino básico e secundário profissionalizados, bem como a licenciados nas áreas da educação, social ou saúde.
Como explica o IPVC, em comunica, cada formação aborda desafios específicos da prática pedagógica:
- Educação em Contextos Multiculturais explora abordagens educativas que respeitam e valorizam a diversidade cultural, incentivando práticas pedagógicas inclusivas e estratégias para avaliar projetos de educação multi/intercultural.
- Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade foca-se no uso de tecnologias de apoio à comunicação, aprendizagem e acessibilidade, capacitando os docentes para integrar ferramentas tecnológicas no ensino.
- Trajetórias (In)Adaptativas do Desenvolvimento aprofunda a compreensão dos processos de desenvolvimento psicológico infantil e juvenil, promovendo práticas educativas baseadas na evidência para apoiar alunos com diferentes percursos de aprendizagem.
- Transição para a Vida Pós-Escolar prepara os profissionais para apoiar alunos com necessidades especiais na sua integração na vida adulta, promovendo autonomia, autodeterminação e inclusão no mercado de trabalho e na comunidade.
“Com um historial sólido na formação de professores, o IPVC reafirma o seu compromisso com uma educação para todos, capacitando docentes para responder aos desafios da diversidade no ensino e promovendo uma escola mais equitativa e acessível”, concluiu a instituição sediada em Viana do Castelo.