O Grupo Bernardo da Costa, que se notabilizou por criar o “Departamento da Felicidade” para os seus trabalhadores, anunciou Sofia Manso como nova “Head of People” (que em português significa gestora de pessoas/recursos humanos).
Sofia Manso era a Diretora de Pessoas e Felicidade, tendo criado “um departamento de escuta ativa e proximidade, garantindo que o bem-estar dos colaboradores fosse um pilar estratégico”.
Em comunicado enviado a O MINHO, o Grupo Bernardo da Costa refere que esta nomeação “reforça a sua aposta estratégica no crescimento sustentável e na inovação na gestão de pessoas”.
“Esta decisão consolida a visão do grupo de que bem-estar, felicidade e resultados financeiros podem – e devem – coexistir quando as empresas colocam as pessoas no centro da estratégia”, salienta o comunicado.
Para Sofia Manso, “as pessoas são o motor da inovação e do crescimento sustentável”.
“O nosso objetivo é potenciar um ambiente de integração, onde as pessoas se sintam valorizadas, desafiadas e felizes, porque acreditamos que empresas bem-sucedidas são construídas por equipas motivadas e realizadas”, afirma a nova “Head of People”, citada no comunicado.
Sofia Manso assume a “missão de transformar a cultura organizacional num verdadeiro ecossistema de desenvolvimento humano e profissional”.
Segundo o comunicado, a relação entre Sofia Manso e o Grupo Bernardo da Costa começou com um alinhamento de valores e visão.
“Como Diretora de Pessoas e Felicidade, criou um departamento de escuta ativa e proximidade, garantindo que o bem-estar dos colaboradores fosse um pilar estratégico. Agora, como Head of People, assume um papel ainda mais determinante na construção de uma cultura onde o talento é reconhecido, o ambiente de trabalho é estimulante e a inovação acontece naturalmente”, salienta a empresa bracarense.
Para Ricardo Costa, ‘chairman’ do Grupo Bernardo da Costa, esta nomeação representa mais do que um cargo – é a continuidade de um projeto que coloca as pessoas no centro da estratégia empresarial: “Não é o cargo que fará diferença, é a forma como estamos em sintonia sobre a missão do grupo, e porque a Sofia personifica o ser humanista, que procura criar impacto, de forma inovadora, por vezes disruptiva, mas com um único propósito: levar a um despertar coletivo de que é preciso cuidar das pessoas para que elas cuidem de resultados”.
Com esta decisão, o Grupo Bernardo da Costa “reforça o seu compromisso com um modelo de liderança humanista e inovador, provando que investir no bem-estar e felicidade organizacional não é um custo – é uma estratégia de crescimento e sustentabilidade empresarial”.