O Sporting vai procurar impor-se na receção ao Borussia Dortmund, na terça-feira, rumo aos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões de futebol, um dia antes de o Benfica deslocar-se ao Mónaco para se adiantar igualmente no play-off.
A equipa de Rui Borges segue líder em Portugal, com uma vantagem de quatro pontos para o perseguidor Benfica, depois do empate 1-1 frente ao FC Porto, na sexta-feira, e um bom resultado em casa diante do opoente alemão poderá ser crucial para manter vivas as esperanças de seguir para uma fase que terá como adversários os franceses do Lille ou os ingleses do Aston Vila, podendo depois até cruzar-se nos quartos de final com os ‘encarnados’.
Mesmo estando longe dos lugares cimeiros no campeonato germânico, seguindo no 11.º, o Dortmund chegou à final na época passada, perdida para o Real Madrid (2-0), e apresenta-se em Lisboa com um novo treinador, o croata Niko Kovac, que se estreou com um desaire no sábado, ante o Estugarda (2-1).
Frente ao Dortmund, o campeão português já poderá contar com os reforços de janeiro, o guarda-redes Rui Silva e o extremo brasileiro Biel, passo que Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Geny Catamo são ausências certas, devido a lesão.
No dia seguinte, o Benfica, que no sábado bateu com dificuldades o Moreirense (3-2), reeditará o confronto com o Mónaco da fase de liga, no qual esteve a perder por duas vezes, porém, conseguiu ganhar por 3-2, com dois golos marcados nos últimos minutos.
O segundo colocado da I Liga terá pela frente o quarto posicionado do campeonato francês, que perdeu na sexta-feira com o Paris Saint-Germain (4-1), e, caso tenham sucesso, os ‘encarnados’ poderão ter novo reencontro nos ‘oitavos’, com o FC Barcelona ou enfrentar o Liverpool, os dois primeiros posicionados na fase de liga.
Os reforços Samuel Dahl e Andrea Belotti podem ser opção para o técnico Bruno Lage no Estádio Stade Louis II, onde não vai estar o extremo Bruma, contratado ao Sporting de Braga no último dia da janela de transferência de inverno, que cumpre castigo. O médio Manu Silva, aquisição de inverno, e o lateral Bah lesionaram-se contra os cónegos e estão em dúvida para o jogo.
No mesmo dia e à mesma hora (20:00) do Sporting-Borussia Dortmund acontece o jogo de ‘cartaz’ da eliminatória, que irá opor os vencedores das duas últimas edições, o recordista Real Madrid (15 ‘champions’) e o Manchester City, de Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva, que só ergueu por uma vez a ‘orelhuda’, em 2023.
A inconsistência quer a nível de exibições quer a nível de resultados da formação guiada por Pep Guardiola na época poderá atribuir um ligeiro favoritismo aos espanhóis, embora a primeira mão se realize em solo inglês.
O seis vezes vencedor da competição Bayern Munique, dos portugueses Raphaël Guerreiro e João Palhinha, talvez seja o emblema do lote dos favoritos à vitória final com a missão mais acessível, por enfrentar o Celtic, da Escócia, que conta com o luso Jota.
Já os portugueses Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos vão procurar ajudar o tricampeão francês Paris Saint-Germain a ultrapassar a eliminatória 100% nacional com o Brest.
O AC Milan, o segundo clube mais titulado, com sete troféus, e agora sob orientação de Sérgio Conceição, vai jogar frente ao Feyenoord e terá, provavelmente, como armas apontadas aos neerlandeses os internacionais portugueses Rafael Leão e João Félix, que marcou logo no jogo de estreia pelos ‘rossoneri’.
No outro duelo entre transalpinos e neerlandeses, a Juventus, que juntou Renato Veiga e Alberto Costa, este último não inscrito na prova, a Francisco Conceição, é a favorita diante do PSV Eindhoven, ao passo que a Atalanta, outra equipa italiana, terá pela frente os belgas do Club Brugge, numa eliminatória entre a primeira e última equipas qualificadas.
Liverpool, FC Barcelona, Arsenal, Inter Milão, Atlético Madrid, Bayer Leverkusen, Lille e Aston Villa são os oito emblemas qualificados de forma direta para os oitavos de final, que acontecem em 04 e 05 de março e em 11 e 12 março.
A final está marcada para 31 de maio, na Allianz Arena, em Munique.