Braga investe 2,5 milhões para substituir iluminação convencional por LED

Prazo da empreitada é de 65 dias
Foto: CM Braga

Braga vai investir 2,5 milhões de euros para substituir iluminação pública convencional por LED.

A proposta será analisada e votada na próxima reunião do executivo, que terá lugar na segunda-feira.

“Com um preço contratual estimado de cerca de 2,5 milhões de euros, o concurso engloba 9 lotes para instalação de equipamento de iluminação exterior. O prazo máximo de execução de cada empreitada é de sessenta e cinco dias”, adianta a autarquia.

Segundo a Câmara, “a iluminação pública é o principal fator de encargos municipais com a energia”.

“A integração da tecnologia LED nos equipamentos de iluminação pública tem vindo a permitir a substituição de equipamentos convencionais (com lâmpadas de vapor de sódio) por luminárias LED que permitem economias na ordem dos 60%”, acrescenta.

A autarquia salienta, ainda, que “estes equipamentos têm vindo a ser substituídos gradualmente quer pela entidade concessionária da rede de iluminação pública no concelho (E-Redes), quer pelo Município”.

Atualmente, no parque de iluminação pública de Braga, do total de 37.331 luminárias instaladas, cerca de 18.441 ainda têm lâmpadas VSAP (vapor de sódio a alta pressão) com uma potência unitária de 150W.

“A substituição da iluminação existente para tecnologia LED, embora represente custos no imediato, permite obter um retorno financeiro atrativo num período de tempo inferior a dez anos devido ao menor consumo energético”, aponta o comunicado.

“Estando a iluminação pública muito ligada à sensação de segurança das pessoas, a ação do Município vai no sentido de procurar equipamentos mais eficientes, que proporcionem as mesmas condições de funcionamento mas com menores consumos. Considera-se assim esta intervenção de manifesta necessidade quer pela renovação tecnológica que estes equipamentos possibilitam, quer pelo aumento da eficiência energética que proporcionam, contribuindo para os objetivos de sustentabilidade do Município”, conclui o comunicado.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados