O treinador Luís Freire afirmou hoje que o Vitória SC se deve apresentar no reduto do Famalicão com a “mentalidade certa” e jogadores “focados e soltos”, em desafio da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Convencido de que os vimaranenses já estavam a trabalhar com a “energia certa” na semana anterior, o técnico de 39 anos assumiu que a vitória da ronda anterior perante o AVS (2-0), com “uma exibição consistente”, a encerrar um ciclo de oito partidas consecutivas sem triunfos, pode contribuir para acelerar “a evolução da equipa”.
“O que me interessa é olhar para a minha equipa e sentir as sensações da minha equipa. Sei bem o que é que quero para o jogo, sei bem a mentalidade que temos de ter no jogo. Queremos ter a mentalidade certa em Famalicão”, frisou.
O ‘timoneiro’ vincou ainda que “a qualidade dos jogadores” se afirma sempre que eles “se soltam”, que “estão com a energia certa e focados”, algo que quer ver repetido perante a equipa famalicense, que encerrou uma série de 10 jogos oficiais sem triunfos na jornada anterior, perante o Boavista (2-0).
Luís Freire mostrou-se “um bocadinho indiferente” ao facto de a equipa de Hugo Oliveira encarar o duelo minhoto de sábado na sequência de um triunfo e considerou que a sua equipa está pronta para contrariar um oponente que “gosta de ter a bola”.
“Somos uma equipa que também quer ter bola, uma equipa que consegue assumir o jogo. Queremos assumir o nosso jogo em qualquer campo. O Famalicão é uma boa equipa, joga em 4x3x3, com dois extremos bem abertos. É uma equipa que gosta de pressionar. Mais do que valorizar ou desvalorizar o adversário, interessa-me muito o que vamos fazer”, disse.
Sem qualquer triunfo fora para o campeonato desde 17 de março de 2023, quando venceu o Santa Clara pelo Rio Ave (2-0), Luís Freire comanda uma equipa que ganhou pela última vez como visitante para a I Liga em 15 de setembro de 2024, frente ao rival SC Braga (2-0), mas rejeitou que a circunstância possa ter influência no jogo.
“O que me interessa é voltar às vitórias [fora]. Quero voltar às vitórias todos os fins de semana. Isso está para trás. O que está para a frente é o mais importante”, frisou.
O Vitória SC, sétimo classificado da I Liga portuguesa, com 29 pontos, defronta o Famalicão, nono, com 24, em partida agendada para as 20:30 de sábado, no Estádio Municipal de Famalicão, com arbitragem de André Narciso, da Associação de Futebol de Setúbal.