Um espetacular halo solar foi avistado, na manhã desta quinta-feira, a partir de Fafe, anunciando a aproximação da chuva.
A imagem demonstra o fenómeno ótico com forma de anel, provocado pela refração da luz e por cristais de gelo em suspensão na atmosfera.
Constituído por um anel luminoso centrado no sol ou na lua (nesse caso é um halo lunar), é causado pela presença de nuvens do tipo cirrostratus e é devido ao ângulo de incidência da radiação solar ou a luz da lua com a camada de cirrostratus.
Este tipo de nuvens é tipicamente associado ao prenúncio da chegada da chuva, o que, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), deverá acontecer a partir desta noite.
O arco acontece quando os raios do sol ao encontrarem os minúsculos cristais de gelo existente nas nuvens do tipo cirrus e cirrostratos (nuvens finas de espessura e localizadas a grandes altitudes até 12 quilómetros) refratam a sua luz segundo o mesmo ângulo, dando origem a um anel visível de dia.
De acordo com a literatura dos observatórios, os halos mais comuns formam-se com um ângulo de 22 graus.
Os distritos de Viana do Castelo e Braga vão estar com aviso entre as 00:00 e as 06:00 de sexta-feira, Aveiro e Porto entre as 00:00 e as 09:00, Coimbra entre as 06:00 e as 12:00 e Vila Real e Viseu entre as 06:00 e as 09:00.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.