O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, afirmou hoje que vai pedir ao deputado barcelense Carlos Eduardo Reis, acusado pelo Ministério Público no âmbito do processo Tutti Frutti, para suspender já o seu mandato.
Na terça-feira, o Ministério Público deduziu acusações contra 60 arguidos no âmbito do processo ‘Tutti Frutti’ por crimes de corrupção, prevaricação, branqueamento e tráfico de influência. Entre os acusados estão dois deputados do PSD, Luís Newton e Carlos Eduardo Reis.
No entanto, logo na terça-feira, ao fim da tarde, o deputado do PSD Luís Newton anunciou que vai pedir a suspensão do mandato como parlamentar, apesar de dizer ainda desconhecer a acusação do processo Tutti Frutti, mas Carlos Eduardo Reis, que estará fora do país, ainda nada disse sobre este caso.
Além de deputado na Assembleia República, Carlos Eduardo Reis, filho do antigo autarca barcelense Fernando Reis, é vereador na Câmara de Barcelos, eleito pela coligação PSD/CDS/BTF.
Hoje, perante os jornalistas, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD frisou qual a sua orientação política sobre a situação em que se encontra Carlos Eduardo Reis, deputado eleito pelo círculo de Braga nas últimas eleições legislativas.
“Carlos Eduardo Reis encontra-se fora do país, terei a ocasião de ter uma conversa com ele nos mesmos termos que tive com o deputado Luís Newton. Sobre esta matéria, quero também ser muito claro e muito transparente: As condições imediatas para o exercício do mandato não estão reunidas e espero que o senhor deputado Carlos Eduardo Reis possa também suspender o exercício do seu mandato”, declarou.
O presidente do Grupo Parlamentar do PSD adiantou que falará em breve com Carlos Eduardo Reis, mas escusou-se a divulgar quando.
Confrontado com o cenário de Carlos Eduardo Reis se recusar a suspender o seu mandato de deputado pelo PSD, Hugo Soares insistiu na sua tese: “É entendimento da direção do Grupo Parlamentar do PSD que Carlos Eduardo Reis, para poder preparar a sua defesa – na total presunção da inocência que todos devemos ter até à fase de julgamento – e para que não crie ruído à volta do trabalho da bancada, deve suspender o seu mandato”.
“Esta é a conversa que vou ter com ele. É esse o objetivo e estou absolutamente certo que, com a consciência e a responsabilidade que reconheço a todos os deputados do Grupo Parlamentar do PSD, é isso que acontecerá”, completou.
Antes, Hugo Soares tinha saudado a reação de Luís Newton ao facto de ter sido acusado pelo Ministério Público, anunciando imediatamente a suspensão do seu mandato de deputado.
“Quero enaltecer e saudar a atitude que teve o deputado Luís Newton, com quem tive ocasião de conversar durante o dia de terça-feira, revelando a tranquilidade, o respeito e a responsabilidade que estas situações exigem. Teve uma atitude que me cabe enquanto presidente do Grupo Parlamentar do PSD enaltecer”, acentuou.
Em relação ao processo Tutti Frutti, Hugo Soares criticou o tempo que o inquérito demorou, considerando que a investigação criminal deve ser mais célere.
“Ainda bem que chegou ao fim o processo no âmbito do inquérito e agora seguir-se-á a fase do julgamento. Lanço também o apelo para que seja rápido, de forma a permitir que as pessoas possam ter a sua responsabilidade apurada”, declarou.