Empresa de sacos fundada por 3 irmãs em Esposende já emprega 52 pessoas e fatura 7 milhões

Esposack
Foto: CM Esposende

A Esposack – Embalagens, Lda é uma empresa fundada em Esposende, em 2012, por três irmãs e sócias: Sónia, Marlene e Natércia Garrido. Começou com seis funcionários num espaço de 150 metros quadrados (m2). Atualmente, emprega 52 pessoas, tem uma área de 5.000 m2 e no último ano faturou sete milhões de euros.

A empresa de sacos e produtos inovadores de embalagem foi visitada pelo vereador do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da Câmara de Esposende, Sérgio Mano, acompanhado pela coordenadora da START Esposende.

A visita deu-se “no âmbito do apoio contínuo do Município às empresas do concelho, particularmente num momento em que a Esposack dá um passo significativo no desenho do seu próximo investimento industrial”, refere a autarquia em comunicado hoje enviado a O MINHO.

“A nova infraestrutura incluirá a aquisição de equipamentos modernos aliada à aposta em energias renováveis, aumentando a capacidade produtiva e consolidando a posição da Esposack na inovação e sustentabilidade”, acrescenta.

Crescimento sustentado

Desde a sua fundação, “a empresa tem crescido de forma sustentada, registando um aumento anual de vendas”.

De seis trabalhadores iniciais passou para 52. De 150 m2 passou a operar “em três edifícios individuais, totalizando uma área de 5.000 m2 de área”. “Com este novo investimento centralizará as suas operações numa unidade moderna e mais eficiente”, salienta o comunicado.

Em 2024, a Esposack faturou sete milhões de euros, sendo tem “diversificado a sua produção ao longo dos anos”. Além de sacos em papel, a empresa incluiu no seu portfólio palhinhas biodegradáveis e equipamentos de proteção, como máscaras cirúrgicas Tipo IIR, toucas e cobre-sapatos.

Inovação sustentável

A Esposack está, também, envolvida em parcerias de desenvolvimento tecnológico, destacando-se um projeto inovador com o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, sediado em Braga, para produzir embalagens 100% orgânicas, recicláveis, biodegradáveis e com propriedades que prolongam a vida útil dos alimentos.

Segundo o comunicado, “o processo produtivo da Esposack está alinhado com os mais altos padrões de sustentabilidade, promovendo a análise de ciclo de vida das embalagens e o desenvolvimento de tecnologias de baixo impacto ambiental. A aposta na inovação sustentável reforça a posição da empresa no mercado nacional e internacional, onde já colabora com grandes marcas como ‘Continente’ e ‘Tesco”'”.

“Exemplo inspirador”

Para o vereador Sérgio Mano, a visita reflete o empenho da autarquia em apoiar empresas que contribuem para a economia local e a sustentabilidade global: “A Esposack é um exemplo inspirador de como o investimento em inovação e sustentabilidade gera impacto positivo no território, fortalecendo a economia e promovendo práticas responsáveis.”

A autarquia recorda que assinou, em março de 2022, um contrato de investimento com a empresa, ao abrigo do Regulamento de Concessão de Incentivos ao Investimento em vigor e que envolve a construção de uma unidade industrial com maior dimensão, na Zona Industrial de Vila Chã/Curvos e a aquisição de novos equipamentos que permitirão intensificar a capacidade produtiva e continuar a inovar.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados