Os Bombeiros Sapadores de Braga desativaram, durante o ano de 2024, 1.232 ninhos de vespa asiática (velutina) identificados em diversas freguesias do concelho.
Em comunicado, a autarquia adianta que “este é o maior número de desativações registado até à data, com uma taxa de eficácia de 97,8%”.
De acordo com a mesma fonte, as operações envolveram 2.417 operacionais e 1.374 veículos que percorreram um total de 21.983 quilómetros.
“Os dados apresentados comprovam a preocupação do Município no que se prende com esta questão. Assim, têm sido envidados todos os esforços para combater e eliminar esta praga, independentemente de os ninhos se localizarem em espaços públicos ou privados”, refere o comunicado.
O vereador do Ambiente e da Proteção Civil, Altino Bessa, salienta que “a luta contra a vespa velutina é uma prioridade na medida em que os impactos desta praga afetam não apenas a biodiversidade e o equilíbrio ecológico, mas também a nossa economia local, especialmente os apicultores e os agricultores”.
“Um dos nossos desideratos passa também por incrementar a sensibilização junto da população. Os números de desativação de ninhos indicam que a comunidade está alerta, mas consideramos nunca ser demais informar e sensibilizar toda a população (dos mais jovens aos mais velhos). Temos fortalecido as medidas de controlo, incluindo a formação de equipas especializadas e o uso de tecnologia avançada para detetar e eliminar os ninhos”, acrescenta o vereador, citado no comunicado.