Investigadores mantêm possibilidade de OVNI registado durante procissão em Braga

investigação do Centro de Investigação de Fenómenos Aeroespaciais
Fotos: CIFA

Um objeto “misterioso” captado em fotografia em Braga, durante a procissão de São Vicente, em Braga, no ano de 2023, continua sob investigação do Centro de Investigação de Fenómenos Aeroespaciais, não havendo ainda explicação científica credível para o classificar corretamente.

Ao que apurou O MINHO junto do CIFA, com sede em Vila do Conde e que se dedica à recolha deste tipo de registos de forma a identificar que objetos se tratam, o registado em Braga continua classificado como um OVNI (Objeto Voador Não Identificado).

De acordo com Vítor Moreira, presidente do CIFA, este registo, assim como outros, foram recebidos em janeiro de 2024, e “estão a ser alvo de aprofundamento necessário por especialistas a nível fotográfico e vídeo”.

Fotos: CIFA

O fotógrafo, que se encontrava a cobrir aquela procissão religiosa, também foi identificado pelo CIFA, embora o seu nome não tenha sido revelado publicamente.

A fotografia em causa foi tirada às 15:14 do dia 28 de janeiro de 2023, e foi com “elevado nível de estranheza” que o fotógrafo percebeu que “a visualização um misterioso fenómeno teria ficado gravado em alta resolução com equipamento fotográfico profissional”.

Segundo o CIFA, e já “com vários estudos iniciais já realizados sobre os registos fotográficos, foi rejeitado a hipótese qualquer manuseamento consumado pelo autor”.

“O referido fenómeno teria tido a sua passagem a curta distância e a baixa altitude sobre a cidade de Braga, tendo possibilitado a frágil recolha fotográfica”, explica o centro de investigação.

“O CIFA encontra-se a aprofundar na eventual hipótese de explicação, que possa proporcionar uma fiável e racional explicação, segundo dados revelados e sem que haja testemunhas ainda a confirmar o presente acontecimento”, adianta.

Segundo o CIFA, que está prestes a publicar o seu relatório anual para 2024 de fenómenos observados em todo o país, “para já e no processo de avaliação preliminar, tendo em conta as perícias de estudo,  é mantida a possibilidade de UAP/OVNI no referido acontecimento”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados