Declarações após o jogo da oitava e última jornada da fase de liga da Liga Europa de futebol entre SC Braga e Lazio, que decorreu hoje em Braga, e que os bracarenses venceram (1-0):
– Carlos Carvalhal (treinador do SC Braga): “Fizemos um excelente jogo contra uma equipa muito forte. Em termos qualitativos fiquei muito agradado pela exibição, pela vitória e pela atitude competitiva da equipa, os jogadores foram inexcedíveis. Foi uma noite à Braga. Não conseguimos o apuramento, mas estou muito satisfeito com a equipa e saio com a sensação de que se esta competição começasse agora íamos ser protagonistas importantes, porque a equipa está mais madura e coesa.
Na parte final, percebemos que precisávamos de mais um golo, houve uma situação que induziu a equipa em erro, um golo [do Maccabi Telavive diante do FC Porto] que foi invalidado, mas que foi festejado [pelos adeptos]. É muito difícil transmitir para os jogadores todas a informação para dentro do campo. A equipa fez o que tinha que fazer, tinha que ter a capacidade de aguentar a Lazio, sentimos que não queria perder e que ia arriscar, daí ter entrado o Gabri Martínez, que é rápido. Tivemos duas ou três claras ocasiões para marcar, mas isto é futebol e temos que aceitar e seguir em frente.
Toda a energia no campeonato agora? Temos também a Taça de Portugal, em que temos a ambição de chegar às meias-finais. No campeonato, a época tem sido particularmente difícil, algo irregular, mas a partir do jogo da Luz [vitória por 2-1 sobre o Benfica], a equipa está mais forte e coesa. Mas, tendo em conta todo o percurso, não traço outro objetivo que não ganhar ao Moreirense na segunda-feira, tentar fazer evoluir a equipa e chegar o mais longe possível nas duas competições.
O Ricardo Horta é um jogador icónico na história do SC Braga para sempre. Hoje, igualou o número de jogos do saudoso José Maria Azevedo, é o melhor marcador de todos os tempos, estamos a falar de um jogador com números extraordinários, é o capitão, com uma dedicação ao clube muito forte, tem uma personalidade espetacular, é gente muito boa e alia -a isso ser um excelente jogador.
(Zalazar ficou de fora, vai sair?) A única informação que eu sei é que o jogador estava limitado fisicamente e não estava em condições de avançar para o jogo”.
– Marco Baroni (treinador da Lazio): “Tinha pedido à minha equipa para jogar bem e acho que o fez. Errámos algumas coisas, mas o que mais queria, o mais importante, era que ninguém se lesionasse. Vi os outros resultados, mas não quero pensar nisso agora, qualquer equipa [que a Lazio vá defrontar] será forte nesta fase.
Hoje, tínhamos que trabalhar mais na nossa força mental, o adversário foi rápido e permitimos que marcasse cedo um golo.
[Eventual derbi com a Roma nos ‘oitavos’] Qualquer equipa que vamos defrontar será muito forte, temos que esperar pelo sorteio e temos que elevar o nosso nível.O que podemos melhorar? Temos que analisar o nosso jogo e trabalhar muito. Outra coisa muito importante é a mentalidade.
(Importância de terminar em primeiro lugar?) É muito importante para nós, para a nossa confiança. Agora, teremos pela frente uma fase mais difícil. Temos que trabalhar na mentalidade, que, juntamente com a experiência, pode ajudar-nos muito a ganhar no futuro”.