O Festival da Canção apresentou, esta quinta-feira, as 20 canções e os intérpretes que irão participar no Festival da Canção 2025. Entre as candidatas, está uma música com o ‘carimbo’ de dois artistas de Braga, que também são irmãos – Rita Sampaio é a intérprete da canção composta por Tiago Sampaio.
O autor de “Voltas”, Tiago Sampaio, é músico, compositor, produtor e docente convidado no IPCA, onde leciona disciplinas de Sound Design e Sound FX.
Dedica-se também à criação e produção de projetos que “inspiram e incentivam a exploração artística”.
Fundador dos projetos musicais Grandfather’s House, St. James Park e X It, Tiago tem vindo, na última década, a editar e colaborar em vários álbuns nacionais e internacionais, além de compor para cinema, espetáculos de teatro, dança e moda.
É também licenciado em Design e Comunicação e tem formação em guitarra clássica até ao 4.º grau pelo Associated Board of the Royal Schools of Music.
“O artista construiu a sua trajetória através de projetos que promovem a inclusão e a acessibilidade à arte musical. Nos últimos anos, tem-se dedicado a incentivar músicos e jovens a explorar novas linguagens e ferramentas, expandindo a forma como a música é vivida e partilhada”, lê-se na biografia publicada pela RTP.
Rita Sampaio, que atualmente assina como Isa Leen no mundo da música, sobe ao palco do Festival da Canção na primeira semifinal, em 22 de fevereiro. A cerimónia será apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato.
A segunda semi-final realiza-se em 01 de março, sendo que a final está marcada para 08 de março. As semifinais e a final acontecem nos estúdios da RTP em Lisboa.
A lista de autores convidados pela RTP inclui também outros “talentos consagrados e novas vozes da música nacional”: A Cantadeira, Beato, Bluay, Bombazine, Emmy Curl, EU.CLIDES, Fernando Daniel, Jéssica Pina, Luca Argel, Marco Rodrigues, Margarida Campelo, Os Napa, Peculiar.
O tema vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no 69.º Festival Eurovisão da Canção, que irá acontecer em Basileia, na Suíça, país que venceu este ano o concurso.
Portugal participou pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
Em 2017, Portugal venceu pela primeira e única vez o concurso com a canção “Amar pelos dois”, de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.