O SC Braga pagou caro os erros defensivos e perdeu hoje com o Union Saint-Gilloise por 2-1, depois de ter estado a vencer, deixando muito complicadas as contas para seguir em frente na Liga Europa de futebol.
Na sétima jornada da fase de liga da competição, El Ouazzani colocou os minhotos na frente, aos 16 minutos, mas um ‘bis’ de Ivanovic (50 e 74) virou o resultado a favor dos belgas e tornou muito difícil a tarefa do Braga de conseguir o apuramento para a próxima fase.
Para isso, os bracarenses têm que ganhar aos italianos da Lazio, que lideram isolados a tabela e já estão apurados, na última jornada, em casa, e esperar um conjunto de resultados favorável em vários jogos.
No SC Braga, Carlos Carvalhal não pôde contar com Matheus (castigado) e Fran Navarro (não inscrito), tendo dado a titularidade na baliza a Hornicek e na frente de ataque a El Ouazzani, num conjunto de seis alterações em relação à vitória com o Estrela da Amadora (1-0), da última jornada do campeonato.
Num relvado em péssimo estado que prejudicou muito a qualidade da partida, o Braga marcou primeiro, por El Ouazzani, que concluiu uma jogada iniciada por si e que passou ainda por Roger e assistência de Bruma, de cabeça (16) – o avançado marroquino empurrou de pé esquerdo.
No segundo tempo, o Union Saint-Gilloise, que entre castigados e lesionados apresentou-se com várias baixas – só cinco jogadores de campo no banco de suplentes, mais dois guarda-redes –, chegou cedo ao empate, com Ivanovic a dar a melhor sequência, com um remate de primeira, a um centro da esquerda.
O SC Braga reagiu e esteve muito perto do empate, por Ricardo Horta (52) e Gabri Martínez (61), mas foi perdulário e voltou a evidenciar debilidades defensivas no lance do segundo golo do adversário, apesar do mérito da jogada ofensiva da equipa da casa: Ivanovic aproveitou o ‘buraco’ no centro da defesa e fez o segundo (74).
A equipa minhota sentiu dificuldades em voltar ao jogo, o que a expulsão de Vítor Carvalho, que entrou ao intervalo e foi admoestado com dois cartões amarelos em pouco mais de cinco minutos (73 e 79), não ajudou, e viu Ivanovic ficar perto do ‘hat-trick’ após iniciativa individual (90+3).
O Braga não esteve muito tempo em inferioridade numérica e, já com 10 para 10, por expulsão de Machida (82), também por duplo cartão amarelo, Robson Bambu esteve muito perto do empate no último lance da partida,, mas o guardião contrário fez uma grande defesa ao cabeceamento do central brasileiro (90+6).
Ficha de jogo
Jogo no Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas.
Union Saint-Gilloise – SC Braga, 2-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores
0-1, El Ouazzani, 16 minutos.
1-1, Franjo Ivanovic, 50.
2-1, Franjo Ivanovic, 74.
Equipas
– Union Saint-Gilloise: Anthony Morris, Ross Sykes, Christian Burgess, Fedde Leysen (Kevin Rodriguez, 46), Koki Machida, Kamiel Van de Perre, Ousseynou Niang, Noah Sadiki, Anouar El Hadj (Mathias Rasmussen, 68), Mohammed Fuseini e Franjo Ivanovic.
(Suplentes: Vic Chambete, Joachim Imbrechts, Mathias Rasmussen, Kevin Rodriguez, Mohamed Asri, Soulaimane Berradi e Daniel Tshilanda).
Treinador: Sébastien Pocognoli.
– SC Braga: Hornicek, Robson Bambu, Paulo Oliveira (Victor Gómez, 85), Niakaté, Roger (Gharbi, 85), Gorby (Vítor Carvalho, 46), João Moutinho, Gabri Martínez, Bruma, Ricardo Horta (Zalazar, 85) e El Ouazzani.
(Suplentes: Tiago Sá, Victor Gómez, Jónatas Noro, Arrey-Mbi, Yuri Ribeiro, Adrián Marín, Vítor Carvalho, André Horta, Diego Rodrigues, Zalazar, Gharbi e Rodrigo Macedo).
Treinador: Carlos Carvalhal.
Árbitro: Nicholas Walsh (Escócia).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Kevin Rodriguez (73), Vítor Carvalho (73 e 79), Koki Machida (66 e 82), Niakaté (80), Ricardo Horta (80), Gharbi (90), Noah Sadiki (90) e Kamiel Van de Perre (90+5). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Vítor Carvalho (79) e Koki Machida (82).
Assistência: cerca de 10.000 espectadores.